O governador Geraldo Alckmin lançou dia 20 o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, comitê constituído por nove secretarias para construir políticas que promovam a redução de vítimas do trânsito no estado. O objetivo principal da iniciativa é diminuir à metade o número de óbitos por acidente até 2020.
O programa é um desdobramento do decreto 61.138/2015 que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número de mortes do trânsito. "No Estado de São Paulo, a primeira causa de morte há 10 anos era homicídio. Hoje, é acidente rodoviário, com mais de 6,5 mil mortes por ano e quatro vezes mais esse valor de sequelados", afirmou o governador.
Entre os pontos principais estão a gestão da segurança viária, vias e veículos mais seguros, usuários mais conscientes e atendimento pós-acidente. A iniciativa deve priorizar ações como o mapeamento da infraestrutura viária, para eliminar pontos que podem influenciar acidentes graves e realizar melhorias como a implantação de passarelas ou redutores de velocidade, além de verificar a iluminação de áreas.
Fonte: DCI, 21 de agosto de 2015