"Você está na praia e vê uma garrafa plástica na areia. O que você faria?" foi a pergunta feita aos 812 entrevistados. E o resultado surpreende: 91% se importam pouco ou nada com problemas ambientais. Jogaria a garrafa no lixo 47% dos jovens. Deixariam onde está 39%; enterrariam na areia, 6%; e não opinaram, 8%.
Os carros, numa cidade como São Paulo, que é a 6ª mais poluída do mundo segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por 92% da poluição atmosférica, mas há outros hábitos da vida moderna que poluem o ambiente. As sacolas plásticas, por exemplo, demoram um século para se decompor.
Um vôo de ida e volta da Inglaterra à Austrália, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, teria o mesmo impacto nas mudanças climáticas que 730 mil garrafas de plástico feitas de derivados de petróleo. Outro hábito nocivo ao meio ambiente é comer carne. De acordo com a revista britânica The Lancet, quase um quarto da liberação dos gases que provocam o efeito estufa vem da agricultura.
Fonte: Revista da Semana (SP), 24 de setembro de 2007