O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) voltou a adiar a data limite para que os motoristas instalem os extintores de incêndio tipo "ABC" nos carros. O prazo agora é o dia 1º de julho. A exigência já tinha sido adiada antes. O primeiro prazo estabelecido foi 1º de janeiro e depois 1º de abril. Agora, o motorista ganha mais 90 dias para fazer a instalação do equipamento que controla fogo em estofados, tapetes e painéis.
O novo prazo foi dado após pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em razão da dificuldade de motoristas encontrarem o novo modelo de extintor. O pedido dele foi feito no início do mês e acatado em reunião do Contran, realizada dia 25.
Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse tipo de extintor, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos. Os antigos extintores, da categoria "BC", são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.
No Estado de São Paulo, mais de um terço da frota registrada foi fabricada até 2009, e precisará fazer a troca do equipamento. A partir de 1º de julho, quem não tiver o novo extintor fica sujeito a multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de março de 2015