Para reforçar a sinalização e indicar que é proibido estacionar em frente a garagens, moradores e comerciantes da região central de Uberlândia passaram a pintar faixas amarelas nas vias. Mas, de acordo com o Código de Trânsito, a prática é proibida e quem descumprir a lei está passível de medidas administrativas.
A Secretaria de Trânsitos e Transportes (Settran), órgão responsável pelo serviço, disse que o serviço é prioridade na cidade.
Motoristas reclamam da dificuldade para encontrar vagas no Centro e em alguns bairros de Uberlândia, com isso, estacionam em locais proibidos. Os moradores dizem que apenas a guia rebaixada não impede que motoristas bloqueiem a saída das garagens. “Mesmo com a placa, eles não respeitam. Eles acham que ninguém manda aqui e que não tem dono”, disse a aposentada Vicensia Andrae Silva, que não tem faixa pintada no chão em frente à casa, mas utiliza uma placa indicando que há uma garagem no local.
O assessor de operações da Settran, Onei Silvério, disse que existia a sinalização com faixa amarela, mas que agora a guia rebaixada é suficiente para indicar que é proibido estacionar no local. Ele completa dizendo as penalidades possíveis para quem pintar a via pública por conta própria. “Uma notificação para pessoa física ou jurídica e até mesmo uma ocorrência policial. Damos um prazo para ser regularizado e encaminhamos para administração. Caso não seja regularizado, essa pessoa vai responder se ocorrer algum acidente em decorrência da sinalização inadequada”, explicou.
Mesmo com a proibição, há entradas de garagens com faixa pintada recentemente para evitar que os veículos sejam estacionados em frente, o que, segundo os moradores, atrapalha na hora de tirar o carro.
Fonte: portal G1/Triângulo Mineiro, 28 de março de 2015