A reportagem conferiu estabelecimentos nas zonas Leste, Oeste, Norte e Centro da Capital e constatou que a maioria, além de não ter a placa exigida pela lei, não conta com funcionários capazes de dar informações sobre o seguro contratado. No Anhembi, controlado pela São Paulo Turismo (SPTuris), nenhum funcionário do estacionamento sabia informar sobre a apólice ou a seguradora. A situação se repetiu em quase todos os locais visitados. "Esse tipo de informação não podemos dar. Só o escritório", explicou um empregado do estacionamento Multipark, na Avenida Paulista. "Não sei de nenhuma lei, não", disse outro trabalhador do Estapar, na Rua Teodoro Sampaio.
Os shoppings Paulista, Mega Pólo Modas, Pátio Higienópolis, Pompéia e West Plaza também não tinham avisos e os empregados não tinham detalhes das apólices. Clientes também desconhecem a nova lei. Alguns justificaram o desconhecimento afirmando que o carro já está segurado. Outros disseram não confiar mesmo no estabelecimento e, por isso, não se dão ao trabalho de cobrar.
Até dia 28 de novembro, quatro multas por desrespeito à nova lei haviam sido registradas. Todas em Itaim Paulista. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, a fiscalização fica a critério de cada subprefeitura, em operações programadas ou com base em denúncias.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 29 de novembro de 2007