Os comerciantes da avenida Zelina, na Vila Prudente (zona leste), estão organizando um abaixo-assinado para evitar que a gestão João Doria (PSDB) construa uma ciclovia no local. O projeto, apresentado pela prefeitura na semana passada, é a primeira proposta da gestão para uma nova ciclovia na capital.
A proposta foi discutida com moradores, ciclistas e comerciantes na prefeitura regional. A ideia apresentada pela prefeitura é construir a nova ciclovia para substituir outras no bairro (localizadas em vias secundárias, que têm aclives mais intensos). Pela proposta, a faixa para bicicletas ficaria entre a calçada e o espaço reservado para estacionamento de veículos.
Vaga de estacionamento
Dono de uma papelaria que fica há 49 anos na avenida, Márcio Matsukuma, 59 anos, diz que a maior preocupação dos comerciantes é que a ciclovia prejudique o movimento das lojas. "As vendas já estão fracas, imagine se aumentar a dificuldade de estacionar na porta", diz.
O abaixo-assinado contra a ciclovia fica ao lado do caixa de sua loja. Para Fernando Scarcella Miranda, 58 anos, dono de uma lanchonete, a questão não é ser contra a ciclovia, mas a condição de tráfego na avenida. "Aqui passam ônibus articulados, que já ficam apertados no formato atual. A coisa vai ficar pior se criarem e reduzirem o espaço para a circulação de veículos", afirma. "O trânsito é muito perigoso aqui, é melhor fazer em uma via um pouco mais tranquila", diz o repositor Artur Jaydan, 24 anos. Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que "não há nenhuma definição" sobre a ciclovia da avenida. E diz que quer melhorar a qualidade e a utilidade da rede existente.
Modelo mantém vaga de estacionamento
O novo projeto de ciclovias criado pela Prefeitura de São Paulo difere do modelo implementado pela gestão Fernando Haddad (PT), que deu início ao projeto em 2014. Na ocasião, com a instalação da ciclovia, a vaga de estacionamento na via era extinta. Com o novo projeto, os carros poderão estacionar, já que a vaga de estacionamento não ficará nula. A ciclovia será feita entre a calçada e esta vaga.
Fonte: Agora São Paulo - 26/09/2017