A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres, e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo, aguardando abrir. Este bolsão foi implantado no viaduto do Chá, no cruzamento com a rua Xavier de Toledo, no final de abril deste ano.
A diferença entre o bolsão do centro e o bolsão da Rebouças é que o segundo será colocado ao lado do corredor de ônibus. Vale ressaltar que o corredor será preservado. A reserva será feita a partir da sinalização do trecho exclusivo para ônibus. Portanto, irá ocupar duas, das três faixas de rolamento.
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são as vítimas de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é segurança viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que morreram vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.
Critérios para definição dos locais
De acordo com a CET, os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. No cruzamento formado pelo viaduto do Chá, praça Ramos de Azevedo e rua Coronel Xavier de Toledo.
Estudo feito pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas no horário de pico pela manhã, das 9h às 10h, e 686 motocicletas e 51 bicicletas à tarde, das 16h30 às 17h30. Já na avenida Rebouças, no sentido centro, onde está a segunda caixa de acomodação, transita um volume médio de 3.700 motos no pico da manhã, das 7h às 10h.
A iniciativa tem como objetivos, segundo a CET:
- Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
- Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
- Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
- Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
Segundo a prefeitura, essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri, na Espanha. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 cruzamentos sinalizados. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.
A prefeitura ainda afirma que nessa fase inicial as autuações não estão sendo registradas. É um trabalho piloto na área de segurança viária, portanto, os agentes da CET estão fazendo um trabalho educativo.
No viaduto do Chá, o bolsão tem 5 metros de comprimento; na avenida Rebouças, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação. A área de espera exclusiva na avenida Rebouças em nada interfere com o corredor de ônibus. Fonte: portal UOL, 6 de maio de 2013