Parking News

O Congresso Nacional aprovou dia 18 de fevereiro um projeto que inclui o airbag frontal para motorista e passageiro como itens obrigatórios de carros, caminhonetes e picapes. A medida foi encaminhada para a aprovação do presidente, informou a Folha de S. Paulo. Caso seja aprovada, os veículos sairão da fábrica já com o equipamento. A lei serve também para carros importados. Os veículos em circulação não precisam se adequar.
Em entrevista à Folha, o presidente do conselho e diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alfredo Peres da Silva, disse que a idéia é que a produção de veículos com airbags seja gradativa até 2014, quando todos deverão sair da fábrica com o item. Novos projetos podem ter de se adaptar até 2012.
Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no País tenham o item. Entre carros populares este número cai para 5%. Como a produção do equipamento é baixa, o preço torna-se alto. Segundo o jornal, o airbag é vendido por R$ 2.070,00 em uma marca de carro popular. Outra marca diz oferecê-lo num pacote com freio ABS por R$ 2.800,00.
De acordo com Ronaldo Ferreira, gerente de engenharia e desenvolvimento de uma companhia do ramo, o preço poderia cair de 8% a 10% se feito em ampla escala.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de fevereiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Radares de velocidade são stribuídos na cidade (17/02/2009)

Radares que fiscalizam excesso de velocidade foram instalados em vias do Rio de Janeiro, nos seguintes locais: - Nos dois sentidos da Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5;