Zona Azul em São Paulo sobe e passa a custar R$ 6,36

Os motoristas da capital paulista que utilizam a Zona Azul começaram a pagar um valor mais alto para usar o estacionamento rotativo no sábado (20).

O valor da tarifa básica, referente à aquisição do Cartão Azul Digital (CAD), passa dos atuais R$ 6,08 para o valor de R$ 6,36, por uma hora utilizada.

O último reajuste – de 5,74% – havia sido em janeiro de 2023, passando de R$ 5,75 para R$ 6,08.

A decisão para o aumento foi publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (18), conforme Portaria 002/2024 da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Segundo a SMT, o reajuste da tarifa da Zona Azul consta no contrato de concessão, com periodicidade anual.

“Fica autorizado o reajuste da base tarifária de estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos no Município de São Paulo”, consta na publicação.

A empresa de estacionamentos Estapar é a operadora oficial do serviço na cidade de São Paulo.

Os CADs são adquiridos nas plataformas oficiais – no site, no app ‘Estapar Nova Zona Azul – SP’ e/ou nos pontos de venda credenciados. Além disso, você pode verificar a autenticidade do cartão digital comprado clicando aqui.

Atualmente, há 54.678 vagas de Zona Azul na capital.

Como funciona a Zona Azul

Para estacionar em uma vaga com Zona Azul, o motorista precisa adquirir um CAD. Segundo a Estapar, a compra pode ser feita pelo site da empresa, pelos aplicativos Zona Azul Digital-SP e ZUL+ ou em pontos de venda credenciados.

A Estapar alerta que ambulantes e vendedores de rua não estão autorizados a comercializar cartões digitais na cidade.

Regras

A Zona Azul possui uma regra geral, válida para a maioria das vagas da cidade, além de regras para áreas especiais e para bolsões de caminhões. Veja abaixo:

Regra geral – válida para a maioria das vagas

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, entre 7 e 13h.

1 CAD: uma hora de estacionamento

2 CADs: duas horas de estacionamento

Bolsões para caminhões

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, entre 7 e 13h.

1 CAD: meia hora de estacionamento

2 CADs: uma hora de estacionamento

Áreas especiais

Entorno dos parques Ibirapuera e da Aclimação:

Funciona todos os dias (incluindo feriados), das 8 às 18h

1 CAD: duas horas de estacionamento

2 CADs: quatro horas de estacionamento

Praça Charles Miller (estádio do Pacaembu):

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

1 CAD: três horas de estacionamento

2 CADs: seis horas de estacionamento