Parking News

Zona Azul eletrônica em SP não permitirá a cobrança fracionada

 smsfortaleza-311

A Prefeitura de São Paulo anunciou dia4 aintenção de criar na cidade uma zona azul eletrônica para cobrança de estacionamento rotativo - que o motorista poderá comprar por meio de um aplicativo de celular. Mas a cobrança fracionada não será, por ora, permitida. O objetivo é migrar aos poucos o sistema atual, de talões de papel, para o modelo eletrônico, chamado de "Zona Azul Digital". Dia 5 foi publicado no "Diário Oficial" da cidade o chamamento público para empresas de tecnologia interessadas em desenvolver o aplicativo. As empresas poderão credenciar seus aplicativos por tempo indeterminado.

A ideia é que existam vários sistemas operando na capital, como ocorre com táxis. Os primeiros devem começar em 60 dias, estima a prefeitura. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que a "Zona Azul Digital" vai operar, inicialmente, com as mesmas modalidades de tempo de uso e de cobrança - hoje o usuário paga R$ 5 por hora, mesmo que utilize a vaga por só dez minutos.

A ideia, segundo Tatto, é que no futuro a cobrança seja feita por tempo de uso da vaga. São Paulo tem atualmente 38,9 mil vagas de Zona Azul para carros e 20 mil para motos. De acordo com Tatto, o usuário poderá acionar o aplicativo assim que estacionar.

Ao deixar a vaga, o usuário desfaz o acionamento e a cobrança é encerrada. Será possível adicionar mais tempo, se for permitido no local. Tatto afirma que, em breve, será possível reservar a vaga com antecedência.

A fiscalização será feita por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) - o aplicativo permitirá aos agentes saber, entre os carros estacionados, quem comprou e quem não comprou o direito ao estacionamento. Parar o carro irregularmente na zona azul sujeita o motorista a uma multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.

Fonte: Jornal Estação Free São Paulo - SP – 7 de março de 2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vem pra rua, Brasil!

Movimentos organizados e suprapartidários, que têm como bandeiras a democracia, a ética na política e um Estado que seja administrado de maneira eficiente, convocaram para o dia 13, domingo, todos (...)

Regulação de preços dos estacionamentos

Por Jorge Hori* Volta e meia, deputados e vereadores apresentam projetos de lei criando gratuidades e outros benefícios ao consumidor de estacionamentos. Por atender a interesses populistas, os seus (...)

Edição 13 do Congresso INFRA será em maio

Será realizado nos dias 3 e 4 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, o 13º Congresso INFRA e 5ª Expo INFRA - Maior Encontro da América Latina em Gerenciamento de Serviços e (...)

Sem rotatividade (São José do Rio Preto)

Quando o governo do Estado sancionou no começo de fevereiro a lei que proíbe donos de estacionamentos particulares de cobrar pela hora cheia e oferecer opções de fracionamento a cada período (...)

Serra terá rotativo com sistema de sensores (ES)

A partir de maio, motoristas que circulam em bairros da Serra passarão a contar com estacionamento rotativo. A previsão é que cerca de 2.000 vagas sejam criadas em Serra-Sede, Laranjeiras e Jardim (...)

Castigo para quem desrespeita vagas (PE)

Uma prática curiosa e eficiente tem sido feita por uma empresa de estacionamento no Recife. Trata-se de uma “punição” para os motoristas que estacionam em vagas reservadas de idosos e deficientes ou o (...)

Estacionamento solar é inaugurado no Mato Grosso

O estado do Mato Grosso conta com um dos maiores estacionamentos fotovoltaicos do Brasil. Inaugurado em dezembro, o projeto, implantado na agência de uma cooperativa de crédito, no município de Rondon (...)


Seja um associado Sindepark