Parking News

Sem rotatividade (São José do Rio Preto)

 estacionamentouberlandia-838

Quando o governo do Estado sancionou no começo de fevereiro a lei que proíbe donos de estacionamentos particulares de cobrar pela hora cheia e oferecer opções de fracionamento a cada período de 15 minutos, a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) de Rio Preto sinalizou que poderia se inspirar e estender a iniciativa aos setores da Área Azul.

Cogitou estudar o fracionamento de pelo menos 30 minutos. Atualmente, o sistema de estacionamento rotativo nas vias públicas de Rio Preto não oferece alternativa. O motorista que pretende estacionar nos locais de abrangência da Área Azul tem de adquirir um bilhete pelo preço de R$ 3, mesmo que não precise ficar todo o tempo ocupando aquele espaço.

Do jeito que funciona hoje, a Área Azul deixa de cumprir a sua principal razão de existência, que é proporcionar rotatividade de veículos nas vagas delimitadas. O motorista que pretende estacionar apenas alguns minutos acaba ficando à vontade para ocupar a vaga por mais tempo, impedindo que outro veículo possa fazer uso do mesmo espaço e permaneça rodando em busca de lugar para estacionar. Resultado: mais estresse, mais poluição visual, mais poluição sonora, mais danos ambientais.

Discutir esse tema é fundamental para ajudar a controlar melhor o fluxo de tráfego na região central de Rio Preto, mas acima de tudo é demonstrar respeito ao direito do cidadão de pagar só pelo tanto que usa.

Fonte: Diário da Região - São José do Rio Preto – 2 de março de 2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vem pra rua, Brasil!

Movimentos organizados e suprapartidários, que têm como bandeiras a democracia, a ética na política e um Estado que seja administrado de maneira eficiente, convocaram para o dia 13, domingo, todos (...)

Regulação de preços dos estacionamentos

Por Jorge Hori* Volta e meia, deputados e vereadores apresentam projetos de lei criando gratuidades e outros benefícios ao consumidor de estacionamentos. Por atender a interesses populistas, os seus (...)

Edição 13 do Congresso INFRA será em maio

Será realizado nos dias 3 e 4 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, o 13º Congresso INFRA e 5ª Expo INFRA - Maior Encontro da América Latina em Gerenciamento de Serviços e (...)

Serra terá rotativo com sistema de sensores (ES)

A partir de maio, motoristas que circulam em bairros da Serra passarão a contar com estacionamento rotativo. A previsão é que cerca de 2.000 vagas sejam criadas em Serra-Sede, Laranjeiras e Jardim (...)

Castigo para quem desrespeita vagas (PE)

Uma prática curiosa e eficiente tem sido feita por uma empresa de estacionamento no Recife. Trata-se de uma “punição” para os motoristas que estacionam em vagas reservadas de idosos e deficientes ou o (...)

Estacionamento solar é inaugurado no Mato Grosso

O estado do Mato Grosso conta com um dos maiores estacionamentos fotovoltaicos do Brasil. Inaugurado em dezembro, o projeto, implantado na agência de uma cooperativa de crédito, no município de Rondon (...)


Seja um associado Sindepark