Estacionamentos subterrâneos voltam a ser discutidos em BH

decoraodegaragens-576

Debaixo das ruas, vagas de estacionamento rotativo. Na superfície, mais espaço para melhorar a mobilidade urbana na região centro-sul de Belo Horizonte. Pela segunda vez, a prefeitura da capital abriu uma consulta pública sobre a construção de seis novos estacionamentos subterrâneos na cidade - cinco obrigatórios e um opcional na Praça da Assembleia.

O projeto prevê migrar cerca de 4.000 vagas de rotativo das ruas e avenidas da cidade para as garagens subterrâneas dando mais fluidez ao trânsito no Hipercentro, além das regiões da Savassi e na área hospitalar. De acordo com o presidente da PBH Ativos, Ricardo Simões, a população e as empresas podem enviar suas sugestões até o dia 1° de abril. “Os interessados terão flexibilidade de apresentar outras alternativas, mas dentro do raio proposto pela prefeitura. A construção e exploração econômica ficam a cargo da iniciativa privada”, explicou.

O investimento inicial previsto pelo Executivo é de R$ 400 milhões com um contrato de 20 anos para concessão do serviço de estacionamento rotativo e de 35 anos para as garagens subterrâneas. “Essas vagas do Faixa Azul não serão eliminadas, vão migrar para debaixo da superfície”, informou Simões. Conforme o projeto da PBH, no lugar das vagas rotativas devem ser criadas novas faixas exclusivas de ônibus, ciclovias, além de obras de alargamento de passeios e parklets.

Desejo antigo A prefeitura tenta emplacar novos estacionamentos subterrâneos na capital há quatro anos. Na primeira consulta pública, feita em 2012, diversas sugestões recebidas foram incorporadas ao projeto. No entanto, a licitação não foi adiante por falta de empresas interessadas. “Nessa nova consulta, pretendemos ver o apetite do mercado”, explicou o presidente da PBH Ativos.

Fonte: Jornal Metro - BH – 2 de março de 2016

Vem pra rua, Brasil!

Movimentos organizados e suprapartidários, que têm como bandeiras a democracia, a ética na política e um Estado que seja administrado de maneira eficiente, convocaram para o dia 13, domingo, todos (...)

Regulação de preços dos estacionamentos