concessionaria-209Após encerrar 2014 com crescimento das vendas em 7,2% com relação ao ano anterior, o segmento de veículos usados começa 2015 com queda. De acordo com dados divulgados dia 9, pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as transferências somaram 1,04 milhão de unidades, volume 2,1% abaixo do registrado em igual mês do ano passado, quando foram vendidos 1,06 milhão de usados, incluindo automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motos.

Na comparação com dezembro, quando o setor anotou 1,28 milhão de unidades, a queda é mais acentuada, de 18,7%. Para o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o resultado não significa tendência de queda para os próximos meses do ano: “A acomodação no mês de janeiro não sinaliza uma possível retração do setor. Sabemos que nesse período os consumidores têm férias e despesas extras, o que pode fazer com que adiem um pouco a decisão pela compra de um veículo. Mas, pelo desempenho que o setor vem apresentando nos últimos dois anos, acreditamos que o seminovo é uma excelente opção para quem deseja ter um veículo com qualidade por um preço dentro de seu orçamento.”

A procura por modelos com até três anos de uso recuou 6,4% no comparativo anual de janeiro, passando de 300,8 mil para 281,5 mil unidades. Os modelos de quatro a oito anos foram os que mais venderam e apresentaram variação positiva: 397,7 mil unidades transferidas, volume 2,2% maior que o registrado em janeiro de 2014.

Por segmento, apenas o de comerciais leves apresentou alta nas transferências considerando o comparativo anual de janeiro: com 141 mil unidades, houve crescimento de 3,8% sobre as 135,8 mil unidades de janeiro de 2014. Enquanto isso, o de comerciais pesados apresentou a maior queda, de 9,5%, para 23,3 mil caminhões e ônibus.

O repasse de automóveis usados no mês passado ficou 2,8% abaixo sobre janeiro do ano passado, para 657,5 mil veículos. Já o segmento de duas rodas observou retração de 4,1%, para 212,5 mil unidades na mesma base de comparação.

Fonte: revista Automotive Business, 9 de fevereiro de 2015

Horário de verão termina à 0h deste domingo

Termina à 0h deste domingo (16) o horário de verão. Com isso, estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, terão que atrasar em uma hora seus relógios. O objetivo do horári (...)

Montadoras invadem setor de tecnologia