Brasil recicla 89 milhões de pneus em 2014

89 milhões de pneus inservíveis, aqueles que não têm mais condições de rodagem ou reforma, foram destinados à reciclagem em 2014, equivalente a 445 mil toneladas, 10,15% a mais do que o volume recolhido no ano anterior, segundo a Reciclanip, entidade ligada à Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

“A previsão de investimento para 2015 é de R$ 105 milhões, valor superior aos R$ 99 milhões investidos no ano passado. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos na destinação correta”, estima Alberto Mayer, presidente da Anip e da Reciclanip.

A organização mantém o serviço de coleta desde 1999 e hoje conta com 834 pontos de coleta espalhados em todos os estados do País, além do Distrito Federal, com uma média de 70 caminhões transitando diariamente. Mayer lembra que em2014 aoperação completou 15 anos de atividades, sem interrupções. “É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta.”

Desde que as fabricantes se uniram para iniciar o serviço de logística reversa foram investidos R$ 700 milhões no programa de coleta, que evita que os pneus sejam descartados no ambiente e causem entupimentos de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios, além de ocupar grandes espaços nos aterros sanitários: “Podem ainda ser foco para a reprodução do mosquito da dengue e se queimados de forma inadequada, geram poluição atmosférica”, completa Mayer.

Fonte: revista Automotive Business, 10 de fevereiro de 2015

Horário de verão termina à 0h deste domingo

Termina à 0h deste domingo (16) o horário de verão. Com isso, estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, terão que atrasar em uma hora seus relógios. O objetivo do horári (...)

Vendas de veículos usados recuam 2,1% em janeiro