Vendas de carros novos crescem 16,6% em janeiro

O setor automotivo garantiu a venda de 152.062 automóveis e comerciais leves no Brasil em janeiro deste ano. O número representa um crescimento de 16,6% se comparado com o mesmo período de 2023, quando 130.438 modelos foram emplacados. Porém, houve queda de 35,7% em relação a dezembro do ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Entre os caminhões, houve baixa de 21,7% nas comercializações em um ano. No setor de ônibus, a situação se repete, mas com queda ainda maior: 28,2%. Por fim, as motos surpreenderam e foram mais emplacadas no primeiro mês deste ano do que em janeiro e dezembro de 2023.

A Fiat Strada começa mais um ano na liderança. A picape compacta garantiu 8.022 vendas em janeiro e fica pouco à frente do segundo colocado, o Hyundai HB20, que totaliza 7.478 emplacamentos no primeiro mês do ano. Quem fecha o pódio é o Volkswagen Polo com 7.258 comercializações.

Entre as fabricantes, a Fiat é quem lidera com 30.852 exemplares vendidos. A marca italiana já aparece bem à frente da Volkswagen, segunda colocada com 22.144 unidades comercializadas. A Chevrolet fica em terceiro com 18.912 emplacamentos, seguida de Hyundai (14.237) e Toyota (13.722).

Ainda assim, quem mais surpreende no ranking é a BYD. A fabricante chinesa aparece na 10ª posição da lista no primeiro mês do ano. Com 4.299 carros vendidos em janeiro, supera até Caoa Chery (3.470), Ford (2.804) e Peugeot (2.429), por exemplo.

AutoEsporte, 06/02/2024