Em setembro, 1.830 carros elétricos foram vendidos no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número é 56,8% maior se comparado com agosto, com 1.167 unidades. Além disso, este também é o recorde de comercializações da categoria em um único mês. Já de janeiro a setembro deste ano, o número de emplacamentos de automóveis elétricos chega a 7.725.

Entre os modelos mais vendidos, a liderança fica com o BYD Dolphin. O hatch da fabricante chinesa registrou 1.036 emplacamentos no mês e tem boa vantagem para Yuan Plus, segundo colocado do ranking com 145 comercializações. O elétrico, aliás, teve mais vendas no mês do que todos os outros modelos do segmento somados.

O sucesso do Dolphin (que agora tem uma versão mais potente e com autonomia maior) fica ainda mais perceptível se analisarmos o número de vendas gerais de carros no Brasil em setembro. Isso porque o hatch chinês foi o 43º modelo mais comercializado, de acordo com a Fenabrave.

Já no terceiro lugar da tabela, com 75 licenciamentos, está o Volvo XC40. Quem fecha o Top 5 dos elétricos é o BYD Seal, com 68 carros vendidos, seguido de Volvo C40, que garantiu 65 comercializações em setembro. Confira:

Os 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em setembro de 2023

Modelo                              Vendas

1º) BYD Dolphin               1.036

2º) BYD Yuan Plus            145

3º) Volvo XC40                  75

4º) BYD Seal                     68

5º) Volvo C40                    65

6º) JAC E-JS1                    57

7º) Renault Kwid E-Tech 54

8º) Nissan Leaf                 49

9º) BMW iX1                     30

10º) Audi Q8 e-tron           26

Fonte: ABVE

Por outro lado, o total da frota de eletrificados (híbridos e elétricos) em circulação no Brasil agora é de 177.321 veículos se consideramos o período entre janeiro de 2012 a setembro de 2023.

Fenabrave, outurobro/2023