Parking News

Três dicas matadoras para economizar gasolina e aliviar o bolso

Os preços dos combustíveis têm sido difíceis de engolir nos últimos meses. A guerra da Rússia contra a Ucrânia não só afetou o custo do combustível em todo o mundo como também levou à disparada dos preços nos postos de gasolina. Isso porque a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e está enfrentando sanções por causa desse conflito.

A forma como dirigimos tem um efeito direto no consumo de combustível. Mas algumas práticas consideradas de economia de combustível acabam tendo o efeito contrário e podem até reduzir a longevidade das peças do seu carro.

Encher os pneus, por exemplo, é um hábito essencial para tornar o veículo mais eficiente – desde que seja feito da forma correta.

1 – Calibrar pneus quentes.

Verificar os pneus semanalmente é uma maneira importante de economizar dinheiro reduzindo o consumo de combustível. Um estudo foi realizado em 100 postos de gasolina em São Paulo e Jundiaí, com 34% das pessoas com pneus não calibrados.

3.500 carros foram inspecionados e, dos que foram consultados, 34% estavam com pneus descalibrados. Para cada 3 psi abaixo da pressão recomendada, o consumo de combustível aumenta em 2%. O fabricante de pneus estima que dirigir 30.000 km em um ano com pressão abaixo da manutenção custará 55 litros de gasolina. A calibração, portanto, deve ser feita corretamente.

2 – Dirigir na “banguela”

Muitas pessoas dizem que dirigir na banguela é bom para o carro porque reduz o consumo de combustível. Infelizmente, isso realmente não funciona, porque o carro vai beber mais do que o normal. Isso também compromete a segurança e pode causar danos ao conjunto de transmissão caso seja feito com frequência.

“Colocar o câmbio em neutro, na verdade, faz o carro gastar mais combustível do que se estivesse engrenado. O sistema de injeção é calibrado na fábrica para entrar em modo de baixo consumo assim que você tira o pé do acelerador, com o veículo engrenado. Isso faz com que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo girando”, explica Edson Orikassa, diretor da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

3 – Abastecer com combustível mais barato sem critério

Se você está lendo esse artigo, com certeza economizar gasolina é importante para você. Pode ser tentador quando o preço no posto de combustível parece muito baixo, mas não há garantia de que seja de melhor qualidade. O melhor é escolher empresas de confiança. Contaminantes e aditivos podem prejudicar a saúde tanto do motor quanto de suas peças. Verifique o combustível para se certificar de que não há nada nele que possa danificar seu carro.
Fonte: Edital Concursos Brasil, 16/04/2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark