Parking News

STF decide que guardas-civis podem aplicar multas no trânsito em todo o País

transitocidade-126

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu dia 6, por 6 votos a 5, que as guardas municipais podem fiscalizar o trânsito e aplicar multas no País. Os ministros analisaram um recurso do Ministério Público de Minas Gerais contra decisão do Tribunal de Justiça local, que considerou legal a fiscalização de trânsito pelos guardas-civis de Belo Horizonte. O recurso tem repercussão geral e a orientação será aplicada a todos os processos sobre o mesmo assunto que se encontram parados na Justiça. Se tivesse sido julgada ilegal, a ação anularia milhares de multas aplicadas pelos guardas no País.

Para a maioria do STF, o poder de polícia de trânsito pode ser exercido pelo município, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu que a competência é comum aos órgãos federados, o que abre espaço para a fiscalização pela guarda municipal. A tese foi levantada por Luís Roberto Barroso.

O relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, foi voto vencido na discussão. Para ele, as atribuições da guarda municipal sobre fiscalização de trânsito deveriam ficar restritas aos casos em que há conexão entre a proteção municipal e a atuação dos agentes.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 7 de agosto de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Manobra da Alegria: faça já sua adesão!

Uma criança sorrindo é tudo de bom. E quando você participa da Manobra da Alegria é responsável pelo sorriso de centenas delas! Este ano, a campanha se realiza no dia 21 de outubro e a entidade escolh (...)

A variação de preços em cenário de crise

Por Jorge Hori* Com a crise econômica, a utilização de carros na cidade de São Paulo teria diminuído: não tanto, pelo que se pode constatar com a persistência dos congestionamentos. Haveria com isso (...)

Lei garante o estacionamento gratuito (GO)

Depois de anos de debate, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira, promulgou, no fim da tarde de ontem (10), a lei que trata da gratuidade das vagas de estacionamento da reserva t (...)

Vaga de carro muda de lado na Marechal (PR)

A prefeitura de Curitiba concluiu, nas últimas semanas, uma mudança no projeto do Corredor Marechal Floriano Peixoto: as vagas de estacionamento, que ficavam à direita das faixas de rolamento, foram d (...)

Mudam regras da Faixa Nobre (RS)

O estacionamento rotativo de Novo Hamburgo mudou na primeira semana de agosto. Além do tempo de gratuidade da Faixa Nobre passar de 20 para 10 minutos, decreto municipal prevê que os veículos poderão (...)

Os estacionamentos mais fascinantes do mundo

Quando o assunto é estacionamento, logo vêm à mente lugares sisudos ou edifícios de vários andares reservados somente para estacionar os veículos, sem atrativo algum, resumindo-se a meros blocos de co (...)


Seja um associado Sindepark