Setor de serviços do Brasil tem expansão de 0,7% em janeiro, diz IBGE

O setor de serviços registrou crescimento do volume em janeiro pelo terceiro mês seguido com impulso de cinemas e streamings por conta das férias, iniciando 2024 com desempenho bem melhor do que o esperado

O volume de serviços aumentou 0,7% em janeiro na comparação com o mês anterior, resultado que surpreendeu uma vez que a expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,4%.

Os dados divulgados dia 15 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda mostraram avanço de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, contra expectativa de alta de 1,6%.

Agora, o setor de serviços está 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 quando atingiu o auge da série histórica.

Importante pilar da economia, os serviços vêm sendo favorecido no Brasil por um mercado de trabalho aquecido e uma inflação sob controle, embora não venha mostrando grande fôlego.

A taxa básica de juros Selic está atualmente em 11,25%, e a expectativa é de que o Banco Central volte a reduzi-la em 0,5 ponto percentual na próxima semana.

Os dados do IBGE mostram que em janeiro quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram resultado positivo, sendo o maior impacto exercido pela alta de 1,5% de informação e comunicação.

Esse resultado teve como influência o aumento de 27,6% de serviços audiovisuais, impulsionado pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings.

“Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, destacando ainda o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros devido à produção de material didático.

Serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 1,1% e transportes cresceram 0,7%. Os outros serviços tiveram avanço de 0,2%, enquanto os serviços prestados às famílias recuaram 2,7%.

Por sua vez, em janeiro o índice de atividades turísticas caiu 0,8% frente a dezembro, quanto teve expansão de 2,6%. Com isso, o segmento de turismo está 3,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 4,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

CNN, 15/03/2024

Categoria: Fique por Dentro