A Sonata (Sociedade Naturista de Tambaba) vai realizar um protesto, na manhã de hoje, contra a decisão da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) que, obedecendo determinação do Ministério Público Federal, não permite mais a cobrança da taxa no estacionamento que dá acesso à praia de Tambaba, situada no município do Conde, Paraíba.

De acordo com o presidente da Sonata, José Damasceno, será um protesto interno, para mostrar às pessoas que costumam ir ao local como a decisão vai afetar a comunidade naturista. "De dezembro até o carnaval deveremos receber cerca de cem mil turistas. Este movimento é só para todos eles ficarem sabendo porque a praia vai perder a sua beleza", verificou. A revolta, inclusive, conta com o apoio do prefeito do município do Conde, Aloísio Régis, mas a reportagem de O NORTE não conseguiu localizá-lo.

Para ter acesso ao estacionamento da praia de Tambaba, cada motorista tinha que pagar uma taxa que, de acordo com o tipo de veículo, sofria uma variação entre R$ 2,00 e R$ 15,00.
Estacionar uma moto, por exemplo, custava R$ 2,00, carro particular R$ 3,00, van R$ 10,00 e os motoristas de micro-ônibus tinham que desembolsar R$ 15,00 para poder estacionar.

Damasceno disse que a taxa era cobrada desde 1º de abril de 2004 e estava baseada em uma lei municipal, que dava poderes à Sonata para fazer a arrecadação. "A lei foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que não a levou em consideração, entendendo que era inoportuna", disse.

Ele lamentou que a Sonata não possa entrar com nenhuma ação contra a determinação do MPF, pois como a lei é do município, somente a Prefeitura poderá tomar alguma iniciativa neste sentido.

Associação diz que verba era usada na conservação
Presidente da Sonata alega que taxas eram revertidas na organização, limpeza e segurança da praia

Todos os valores recolhidos eram utilizados, segundo o presidente da Sonata, na limpeza, conservação, organização, segurança e melhorias na praia. Com a extinção da cobrança, ele afirmou não ter dúvida de que o número de turistas vai sofrer uma queda considerável. "Além dos prejuízos à praia, cerca de dez flanelinhas que trabalhavam no estacionamento também perderam o emprego. Mas, apesar disso, vamos fazer o protesto de forma discreta, sem faixas e sem barulho", garantiu.

A Gerente Regional do Patrimônio da União na Paraíba, Maria Dáguia Dantas, disse que a GRPU tem todo o apoio do Ministério Público Federal. Segundo ela, Tambaba é uma praia e o acesso a qualquer praia é livre. Não pode ser cobrado. "Eles que protestem, mas a decisão está mantida. Foi uma decisão do MPF e será cumprida", alertou.

Como começou o naturismo

Em 1989, algumas pessoas que costumavam visitar Tambaba por sua beleza e por ser um local tranqüilo, decidiram tomar banho sem roupa.

Ao perceberam que a praia era bastante reservada e que era possível praticar o naturismo sem serem incomodados, passaram a comentar com outros amigos, que contaram a história para outras pessoas, até que a praia passou a ganhar cada vez mais freqüentadores.

No início, as famílias que moravam nas proximidades, além da igreja e alguns vereadores, não gostaram da idéia.

Mas, com o passar do tempo, as pessoas entenderam que quem quisesse praticar o nudismo teria que ficar numa área restrita. Portanto, não comprometeria o lazer de quem preferisse manter-se vestido.

Em janeiro de 1990, quando o prefeito Aloísio Régis tomou posse, passou a apoiar o movimento. Ele incentivou ainda a criação da AAPT (Associação dos Amigos da Praia de Tambaba), uma entidade onde seus freqüentadores poderiam se reunir.

O prefeito também fez visita à praia do Pinho, primeira onde o naturismo foi praticado no país. Na volta, em 25 de janeiro de 1991, editou o decreto 276, transformando em área destinada à prática de nudismo o trecho entre a Pedra dos Despachos e o Rio Graú. Tambaba ficou conhecida no Brasil durante o II Encontro Brasileiro de Naturismo, que aconteceu de 24 a 27 do mesmo ano. (Lucilene Meireles)

Propagação do movimento naturista

De acordo com a Federação Internacional, o naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, tendo como principal característica a prática da nudez em grupo, que visa favorecer o respeito por si e pelo outro, além do cuidado com o meio ambiente. O naturismo surgiu na Alemanha, no início do século 20, como resposta ao comportamento rígido do século 19.

* O primeiro clube naturista foi fundado em 1903, perto de Hamburgo;

* A Federação Internacional de Naturismo foi criada nos anos 50;

* O movimento naturista é difundido nos países escandinavos, na França, Alemanha, Holanda e   Bélgica, e também nos EUA e Canadá;

* Manual ético oficial do naturismo;

* Adotar integralmente a nudez no recinto naturista;

* Usar toalhas e similares nos assentos públicos;

* Estimular, através da discrição, respeito e amabilidade, que visitantes ainda não-adeptos sintam-se à vontade para iniciar-se na prática.

* Receber com simpatia e aceitação qualquer tentativa amigável e respeitosa de aproximação;

* Respeitar espaços e privacidade desejados por outros naturistas;

* Qualquer ato de caráter sexual ou obsceno em locais de acesso público, praticado ou sugerido, implicará em imediata expulsão;

É proibido fotografar ou filmar sem autorização da diretoria e das pessoas envolvidas nas imagens.

Fonte: O Norte (Paraíba), 21 de janeiro de 2007

União

Prefeitura de São Paulo apóia ações sociais propostas pelo Sindepark

Current banking behaviors are