Depois do sistema rotativo de vagas implantado pela Niteroí Park, em ruas do Centro e de Icaraí, chegou a vez da região Oceânica contar com uma redistribuição do estacionamento. as orlas das praias de Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara contarão com 2.218 vagas, sendo 884 na primeira, 733 na segunda e 601 vagas em Itacoatira.

A Niterói Terminais rodoviários (Niter) - empresas municipal que administra o serviço na região - vai realizar um pregão presencial nesta segunda, no qual empresas interessadas em explorar o sistema rotativo farão seus lances.

O presidente da Niter, Luis Paulo de Figueiredo, explica que a contratação dos serviços não implicará em ônus para a empresa municipal, uma vez que o grupo a ser contratado, se responsabilizará por todas as despesas relativas a infra estrutura e execução dos serviços, inclusive de pessoal. "Esta é uma providência de caráter experimental, na qual iremos ver as falhas para melhor atender as constantes reivindicações das associações de moradores da região", concluiu Luis Paulo.

A forma de cobrança será diferenciada da qual atualmente é adotada pela Niteroí Park. A utilização do espaço terá tarifa única, de R$ 5, independente do período em que o veículo ocupar a vaga.

Nos estacionamentos do Centro e de Icaraí, a cobrança, é realizada por períodos, inicialmente por três horas e, depois, em cada hora passada. A fiscalização da execução dos serviços será de responsabilidade do departamento de operações da Niter com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes que contará com três equipes de agentes de trânsito locais.

A sessão pública acontece nesta segunda, às 10 horas, na sede da Niter, localizada no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niteroí.

Documentação

O edital, que já se encontra disponível na página da Prefeitura de Niteroí na internet (www.niteroi.rj.gov.br), enumera alguns pré-requisitos para a autorização da participação das empresas interessadas.

De acordo com o edital, cada bairro será dividido em um leilão, podendo três empresas diferentes administrarem as vagas da região.

para que seja executado o credenciamento, os representantes das empresas devem apresentar, no dia do pregão, o estatuto ou contrato social, registro comercial, prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, comprovação de inscrição estadual ou municipal, certidão negativa de falência ou concordata, entre outros.

Em busca de solução para os parquímetros

Há três meses, sete parquímetros foram instalados em uma rua de Icaraí, Zona Sul da cidade, como teste para a implantação do novo sistema em todo o bairro e no Centro pela Niteroí Park.

De acordo com Dayse Monassa, secretária de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, seriam implementados 700 equipamentos, totalizando 1.400 vagas. Mesmo com o aval da prefeitura, a Niteroí Park precisa encontrar uma solução para evitar que os parquímetros sofram com ações de vândalos, como ocorreu na primeira semana em que os aparelhos foram instalados. " A Niteroí Park precisa somente escolher a melhor solução para que os aparelhos possam ser alocados de forma segura, já que cada equipamento custa R$ 1.500. Neste momento começarão as discussões para que todos decidam sobre o futuro do serviço de vagas", comentou.

Durante o primeiro mês de testes, os ficais da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes estiveram nas ruas e entrevistaram 89 motoristas. A pesquisa comprovou que 88% das vagas são utilizadas no período  entre 30 minutos e 2h30.

O sistema de cartelas existente hoje tem duração de três horas, não acumulando tempo caso o motorista saia antes do período total. Com os equipamentos eletrônicos, a chave - que será vendida por agentes da Niteroí Park e em bancas de jornal - armazenará os minutos restantes e poderá ser recarregada a qualquer momento como um telefone pré-pago.

Fonte: O Fluminense (Rio de Janeiro), 21 de janeiro de 2007

Categoria: Mercado

União

Prefeitura de São Paulo apóia ações sociais propostas pelo Sindepark