Paulistanos reclamam do custo para estacionar na capital paulista. Estabelecimentos localizados em regiões mais nobres têm cobrado de 15 a 25 reais pela primeira hora de parada. Em locais com pouca oferta como a 25 de Março, parar o carro numa manhã pode levar o motorista a desembolsar custar 50 reais. Nas regiões mais periféricas, o valor costuma ser mais baixo, mas não deixa de impactar o bolso dos moradores.
Um estabelecimento o Campo Limpo, por exemplo, cobra 8 reais pela primeira hora e 6 reais pela hora seguinte.
José silva Lopes é dono de um pequeno estabelecimento em Santana. E diz que o aluguel e o seguro são os grandes vilões no preço cobrado pelo serviço.
?Dependendo do local, o pessoal cobra mais caro. No caso do aluguel, seguro, o seguro é bem mais alto. Se comparar o seguro daqui do bairro com o da cidade, é mais caro lá, tem muito mais roubo lá. E tem seguro que, se você for roubado duas vezes, não quer que eu seja mais cliente dele. Aí tem de arrumar outro e cobra mais caro.?
Consumidores como João Manuel dos Santos diz que se sente lesado toda vez que precisa utilizar um estacionamento.
?Pra estacionar é complicado, na rua particular você não pode deixar, roubam. Os caras se aproveitam disso. Aproveitam e muito. E a gente tem de ficar preso a isso aí, na dependência deles, para ter um conforto maior para o veiculo da gente, para o bem da gente.?
Jacir Souza deixa de trabalhar de carro e ter mais comodidade por não conseguir pagar os altos preços cobrados pelo estacionamento. ?Se eu pudesse vir de carro, eu viria. Nem tanto pelo preço da gasolina, que eu moro perto. Mas por culpa do estacionamento, atrapalha. Eu sinto que tenho um bem que não posso usar por causa do alto custo do estacionamento. E eu sei que se eu deixar na rua provavelmente não vou ver meu carro.?
Em nota, o sindicato que representa os estabelecimentos no Estado de São Paulo informa que a formação do preço leva em conta o valor do aluguel. De acordo com o Sindepark, este fator compromete grande parte do faturamento da empresa em locais com maior valorização imobiliária. Por esse motivo, as tarifas são compatíveis com o valor do metro quadrado nas regiões mais valorizadas de São Paulo. Outros fatores como mão de obra, seguro e impostos também pesam na hora de estabelecer o preço para se estacionar.
Fonte: Rádio Estadão, 16 de junho de 2014

Comentário do SINDEPARK:

Na reportagem acima, usuários e donos de estacionamento foram ouvidos, e a nota enviada pelo SINDEPARK e divulgada pela repórter ajudou a esclarecer e ressaltar que os preços não são cobrados aleatoriamente, mas compostos por vários fatores, entre os quais tem grande peso a valorização imobiliária, diferente em cada região da cidade.

Categoria: Fique por Dentro

Tarifa dobrada nas ruas (18/06/2014)

Estacionar no Rio, sobretudo na Zona Sul e no Centro, vai ficar bem mais caro a partir de novembro. A tarifa do Rio Rotativo, que hoje é de R$ 2, vai dobrar nessas regiões, passando a R$ 4, podendo ch (...)

Uma inflação resistente (20/06/2014)