Os desafios dos estacionamentos em São Paulo

decoraodegaragens-576

Por Jorge Hori*

A atividade de estacionamento pago na cidade de São Paulo terá de enfrentar os seguintes grandes desafios:

1 - redução generalizada da demanda;

2 - mudança do perfil de veículos demandantes;

3 - automação por aplicativos;

4 - pressão pela cobrança por períodos menores de permanência;

5 - redução da disponibilidade de terrenos vagos;

6 - implantação de edifícios-garagens.

A redução generalizada da demanda decorrerá de todo o esforço com medidas legais e campanhas da Prefeitura Municipal para reduzir o número de automóveis em circulação.

Nessa campanha, a Prefeitura Municipal tem o entendimento - ainda que equivocado, mas dominante dentro dela - de que disponibilidade de estacionamento induz a utilização do automóvel. E promove a redução das vagas. Como a sua atuação é somente sobre as vagas em vias públicas, uma parte dos antigos usuários das vagas públicas migra para os estacionamentos pagos, continuando a utilizar o carro.

Porém, a demanda eventual daqueles que usavam o carro e iam para o estacionamento pago porque não encontravam vaga pública deixará de existir. Esses não irão mais de carro próprio ao seu destino.

A campanha promove uma redução generalizada da demanda, tanto das vagas públicas como das vagas privadas.

Essa redução afetará mais os carros populares, de tal forma que a demanda dos estacionamentos pagos passará a ter um perfil com maior proporção de carros grandes e importados. O que irá requerer maior treinamento dos manobristas e ampliação do tamanho das vagas, nos autoestacionamentos. E uma avaliação sobre a cobrança de preços diferenciados, dados os riscos de interferência pública nas políticas tarifárias.

A mudança do perfil deverá influir também sobre o uso dos tags-transponder como o Sem Parar e outros, o que poderá resultar em mudanças nos mecanismos de entrada e saída. A leitura dos tags pode ser feita eletronicamente sem necessidade de bloqueios.

A redução das vagas públicas poderá levar para os estacionamentos usuários de curta permanência, os quais pressionarão por cobranças por tempos menores de permanência. O problema maior não está no fracionamento dos horários, mas no valor do ingresso, que tem sido em torno de 60% do valor horário, o que pode gerar revolta dos usuários. Haverá necessidade de campanhas de esclarecimento sobre o custo do ingresso.

O maior impacto das mudanças nas leis urbanísticas está na obrigatoriedade de construção em terrenos vagos utilizados como estacionamento, para atender à função social da propriedade urbana.

Não seria um problema grave, pois na maioria dos casos os terrenos estão sendo utilizados como estacionamento, temporariamente, até que se comece a construção de um imóvel. A eventual demora decorria de problemas no licenciamento. Agora esse foi agilizado, mas, em contrapartida, o mercado imobiliário arrefeceu e não há condições favoráveis para os lançamentos.  E a utilização para estacionamento deverá ser por mais tempo do que os exigidos pela lei para a ocupação por uma construção.

Tanto o Plano Diretor como a Lei de Zoneamento enfatizam a solução dos edifícios-garagens. No entanto, como estabelecido, apesar dos incentivos, não será solução viável em curto prazo.

Diante dos desafios, o setor deverá formular um plano estratégico para enfrentá-los.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Sindepark: a parceria continua

As notícias do cenário político atual no nosso país têm predominado. Fora da mídia, em todas as situações, seja no trabalho, na vida pessoal ou até mesmo nas horas de lazer, é praticamente impossível (...)

Treinamentos no Sindepark em junho

O Sindepark está oferecendo para associados e empresas do setor não-associadas treinamentos para líderes e operadores de estacionamento, no mês de junho, a serem realizados (...)