O balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra uma queda no número de mortes no feriado da Independência nas estradas do Rio de Janeiro. Segundo a PRF, foram registradas quatro mortes em 2010, contra nove em 2009. Houve também uma redução no número de feridos: 73 neste feriado contra 99 no feriado de 2009. A reportagem do Bom Dia Rio destaca que com relação ao número de acidentes também houve queda: em 2010 foram 226 e em 2009 somaram 238.
"A expectativa é que agora, com os próximos feriados, a gente consiga manter esse modelo operacional para produzir essa redução de maneira sustentável", afirmou o inspetor André Luiz Azevedo. De acordo com ele, o movimento de automóveis nas estradas aumentou em relação a 2009.
A PRF informou que 6.232 veículos foram fiscalizados, 2.741 infrações registradas, 63 veículos retidos e 23 carteiras de habilitação recolhidas nas ações do feriadão. No ano passado, foram fiscalizados quase seis mil veículos e três mil foram multados.
As ações de combate a embriaguez ao volante já fazem parte da fiscalização da PRF nas rodovias que cortam o Estado. Dos 809 motoristas submetidos ao teste do bafômetro, quatro foram flagrados com alguma concentração etílica e foram multados.
A nova lei das cadeirinhas também foi fiscalizada, mas ainda não há um balanço final. Até o dia 6 de setembro, oito motoristas haviam sido multados.
Fonte: programa Bom Dia Rio (TV Globo), 8 de setembro de 2010