Fundada em 1987 por Milton e Newton Masteguim em associação com o engenheiro norte-americano Chuck Beck, a Chamonix interrompe momentaneamente a montagem das réplicas de Porsche no Brasil. Conforme noticiou a revista AutoEsporte, a empresa ficou famosa pela alta qualidade dos carros montados, chegando a ser considerada uma das melhores a fazer a réplica do lendário modelo 356 da Porsche. Mas foi prejudicada pelos altos custos e a concorrência dos modelos compactos de luxo vendidos atualmente no País, segundo afirmou o presidente da empresa em comunicado.
Entre os principais custos que se tornaram inviáveis, destacam-se a alta carga de impostos e o valor da matéria-prima, além das dificuldades que não existem nas grandes montadoras. O câmbio valorizado também acabou dificultando bastante a exportação das réplicas da Chamonix para países europeus, como a Inglaterra, um dos que vinham valorizando o trabalho da empresa. Ao longo de sua história, a empresa ainda contribuiu com a Autolatina e a Fiat, para quem desenvolveu a versão de rali do Doblò.
Fonte: revista AutoEsporte, 1º de setembro de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel