Motoristas reclamam da falta de vagas em Votorantim

Os motoristas que circulam pelo Centro de Votorantim estão com dificuldades para estacionar. As vagas ficaram mais disputadas há um pouco mais de um mês, quando a Prefeitura suspendeu a cobrança da Zona Azul. Apesar das placas que indicam o estacionamento rotativo ainda permanecerem nos locais, o serviço não existe mais. Muitos veículos ficam parados por horas na mesma vaga. Segundo a Prefeitura, por enquanto, não deve ser implantado nenhum tipo de cobrança para estacionamento.

O montador de móveis Vanderlei Neitzke sentiu as consequências da mudança. A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul flagrou o motorista parando o veículo rapidamente na rua para a sua esposa descer do carro. Em seguida, ele foi à procura de uma vaga. “Ficou bem mais difícil. Por um lado é bom cobrar para ficar mais fácil achar uma vaga, mas ninguém quer gastar. Eu vejo o pessoal que trabalha aqui no Centro deixando os carros nas vagas que poderiam ser usadas por pessoas que ficariam com os veículos estacionados por menos tempo”, comenta.

A medida adotada pela administração também não agradou alguns comerciantes. Nilton Madureira de Almeida, de 56 anos, tem um bar na avenida 31 de Março e conta que foi prejudicado com a desregulamentação do estacionamento. De acordo com o comerciante, muitos clientes estão reclamando da falta de vagas e acabam desistindo de consumir no estabelecimento. “Acho que a melhor solução seria não terceirizar, porque o valor seria mais barato. Colocar os tickets para serem vendidos nos comércios e a Guarda Civil Municipal fiscalizar”, opina.

Já Arnaldo Salles é dono de uma padaria, localizada na mesma avenida, além do problema se repetir com os clientes, o comerciante passa por contratempos na hora de descarregar as mercadorias. “Sem a Zona Azul eu preciso ficar dando voltas ou deixar o carro no estacionamento e ficar carregando caixas nas costas, sendo que eu poderia parar na frente do meu comércio”, conta.

Uma alternativa para resolver a situação foi apresentada pela Prefeitura de Votorantim no dia 10 de agosto. De acordo com a administração municipal, estacionamentos públicos seriam instalados na cidade. O jornal entrou em contato com a Prefeitura para saber detalhes do projeto. A resposta foi que a Prefeitura e a empresa, que gerenciava o serviço, estão em processo de rescisão amigável e será feito um estudo de viabilidade, no entanto, no momento não existe perspectiva imediata de substituição de uma modalidade de cobrança por outra.

Fim da cobrança

O fim da cobrança da Zona Azul em Votorantim ocorreu em 11 de julho, a princípio de forma temporária por 30 dias. A decisão foi tomada por meio de um decreto após a empresa V-Park, responsável pelo serviço, aumentar o valor das tarifas para R$ 3,20 sem autorização do poder executivo. Na época, a prefeita Fabíola Alves escreveu nas redes sociais que não poderia “deixar a população arcar com esse custo”, assim como também não poderia “deixar que a empresa sem diálogo aumente a tarifa”. A empresa teria encaminhado um ofício, no dia 8 de julho, à prefeitura informando que iria aplicar, automaticamente, o reajuste.

No dia 10 de agosto a Prefeitura anunciou o fim definitivo da cobrança. O Executivo esclareceu que estava em negociação com a empresa para a rescisão e encerramento das atividades diante das dificuldades contratuais e histórico conturbado com a operação.
Cruzeiro do Sul - Sorocaba - SP - 26/08/2022