Parking News

Metaverso: será que essa moda pega?

O metaverso nada mais é do que uma ideia futurista que busca unir o mundo real e virtual. Dizem por aí que ele será uma evolução da internet.

Hoje, para navegar na internet, basta usar um dispositivo: computador, celular, tablet… No metaverso, a experiência será mais imersiva: poderemos entrar na internet e fazer parte dela por meio de avatares (personagens) que poderão interagir entre si, como se fosse no mundo real. O termo ficou mais conhecido em outubro do ano passado, quando o dono do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou que a empresa mudaria seu nome para Meta e que o foco da companhia seria no Metaverso, mercado de realidade virtual e aumentada.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO METAVERSO?

No metaverso você poderá realizar diversas atividades como se reunir com amigos, aprender coisas novas, brincar, fazer compras e ter experiências completamente diferentes. O objetivo é que você tenha uma vida online.

O Metaverso poderá abrir portas para diversos mercados como o de imóveis, possibilitando apresentar espaços e até concluir transações comerciais.

Outro mercado que pode ser beneficiado é o musical, aliás, a cantora norte-americana Ariana Grande já realizou um show, com seu avatar, dentro do jogo Fortnite em agosto de 2021. São inúmeras possibilidades!

QUAIS AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NO METAVERSO?

-  Realidade virtual: um ambiente tridimensional construído por meio de softwares. Para ter acesso a esse ambiente dinâmico e tecnológico, é necessário ter um computador, fones de ouvido, óculos de realidade virtual, entre outros equipamentos. Já pensou conhecer outro país apenas com óculos de realidade virtual? Em um futuro próximo isso será possível.

-  Realidade aumentada: diferente da realidade virtual que te insere no mundo virtual, a realidade aumentada faz o oposto, inserindo dados virtuais no mundo real. Um exemplo prático é o jogo Pokémon Go, que fez muito sucesso no Brasil na época do seu lançamento. O objetivo do jogo é incentivar os jogadores a treinar e capturar Pokémons por meio de seus celulares com o GPS habilitado. É um jogo que faz os usuários se movimentarem em vez de ficarem parados na frente de um dispositivo.

JÁ É POSSÍVEL PARTICIPAR DESTE MUNDO VIRTUAL PARALELO?

Mais ou menos. Atualmente existem alguns jogos que utilizam o conceito de metaverso, como o Fortnite e Minecraft. Mas, toda a tecnologia envolvida no assunto está distante da nossa realidade.

Como estamos falando de um universo virtual, só é possível participar com equipamentos específicos, sendo os mais comuns fones de ouvido e óculos de realidade virtual. O que não se encontra em qualquer esquina.

Para entender melhor o funcionamento deste universo, você pode assistir o filme de ficção científica “Jogador n°1 (2018)” que conta uma história futurista em 2045. O ator principal (Wade Watts), assim como toda a humanidade, prefere estar na realidade virtual de um jogo do que viver no mundo real. Só que essa escolha traz algumas consequências… Que você vai descobrir quando assistir!

E O QUE O METAVERSO TEM A VER COM DINHEIRO?

Bom, com a expansão do conceito e das tecnologias no mundo, a ideia é que ele tenha uma economia virtual própria, em que as pessoas poderão comprar, trabalhar, fazer reuniões e ir à festas, por exemplo.

Já pensou poder ir em um show que tanto sonhou apenas com um óculos de realidade virtual? E que tal, em um piscar de olhos, voltar para casa porque cansou do “rolê”? Em um futuro não tão distante, isso será possível.

De fato será um mundo cheio de possibilidades para explorar. Você está preparado(a)? (Imagem: Pixabay)

Fonte: BPC, 25/02/2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark