Parking News

Lei do estacionamento tem novo round em BH

cancelashopba-805

Após ser inicialmente vetada pelo ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), sancionada por Alexandre Kalil (PHS), e por último barrada pela Justiça, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu recorrer da liminar que suspendeu a Lei Municipal 10.994/2016. A nova legislação garante estacionamento gratuito em shoppings para os consumidores que gastem pelo menos dez vezes o valor da hora cobrada pelo estacionamento.

O mandado de segurança foi ajuizado pelos shoppings Estação BH, Del Rey, Cidade, Paragem, a rede Multiplan (Pátio Savassi, BH Shopping e Diamond Mall), assim como o Mercado Central. A decisão favorável aos shoppings ocorreu menos de 24 horas após o prefeito Alexandre Kalil (PHS) publicar o decreto que regulamentava a nova norma. Segundo o vereador Léo Burguês (PSL) – autor da proposta –, o procurador do município, Tomaz de Aquino Resende, informou que a lei não é inconstitucional e está regulamentada pela prefeitura, aguardando apenas o fim do imbróglio na Justiça para começar a valer.

Alvarás em jogo

De acordo com o parlamentar, o descumprimento da lei poderá inclusive implicar a cassação do alvará de funcionamento dos shoppings. “O estacionamento dos shoppings se tornou uma atividade à parte. Não é um serviço ao consumidor. A gratuidade, caso haja o consumo, é um direito do cliente”, justifica Burguês.

Fonte: Jornal Metro - BH - 11/01/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindicato ganha liminar sobre lei de Sorocaba

O Sindepark comunica que em função de sua atuação conseguiu que fosse acatada liminar que suspende a Lei Municipal nº 11.192, de 13/10/2015, do Município de Sorocaba (SP). A liminar foi concedida pelo (...)

O novo prefeito e a mobilidade urbana

Por Jorge Hori* Dentro da estratégia do novo prefeito de São Paulo de privilegiar micro-ações que geram notícias na mídia, dando-lhe visibilidade e aceitação popular, os problemas estruturais ainda nã (...)

Estacionamentos terão de responder por furtos (SC)

Você já deve ter percebido placas com os dizeres “não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo” quando estaciona o carro. A partir de 12 de abril, os estacionamentos não poder (...)

Vagas sem lei (RJ)

Basta um passeio pelas ruas do Rio para perceber que flanelinhas continuam intimidando quem procura uma vaga. Sem falar na dificuldade que motoristas têm para encontrar, com os guardadores uniformizad (...)

Zona Azul fica mais caro em Recife

Desde ontem (16), o valor da Zona Azul no Recife passa de R$ 1 para R$ 3, o equivalente a reajuste de 200%. O bilhete, que serve tanto para a permanência de duas horas quanto para a de cinco horas, nã (...)


Seja um associado Sindepark