IPVA 2024 SP: como consultar o valor, calendário e parcelamento

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo já podem conferir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado divulgou, no mês passado, o calendário e formas de pagamento.

Neste ano, o IPVA ficará mais barato para proprietários paulistas. A tabela de valores venais registra queda nominal de 4,1%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 28,3 milhões de veículos. Desses, 18,5 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 8,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Saiba a seguir como consultar o valor, calendário e parcelamento do IPVA 2024.

Cálculo do IPVA

Para calcular a alíquota do IPVA é preciso saber qual o valor venal do carro - ou seja, o valor do veículo segundo a tabela Fipe. Depois disso, basta multiplicar o valor do automóvel pela alíquota de IPVA. Os valores venais dos veículos foram divulgados na página do SIVEI.

Como consultar o valor do IPVA

A consulta pode ser feita no site do Detran-SP ou nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Os motoristas também podem verificar o valor do IPVA diretamente no portal da Sefaz-SP, com o número do Renavam e a placa do veículo.

Como pagar o IPVA

Em rede bancária credenciada, informando o número do Renavam;

Pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária;

Em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento;

Via Pix por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras.

Como pagar o IPVA com desconto

Os contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento em cota única com desconto de 3% em janeiro, quitar integralmente em fevereiro sem desconto, ou parcelar o tributo em até cinco vezes, de acordo com o último dígito da placa do veículo.

Cota única em janeiro com desconto de 3%;

Cota única em fevereiro, sem desconto.

Como parcelar o IPVA

Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 212,16 e R$ 282,87);

Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 282,88 e R$ 353,59);

Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 353,60).

Calendário IPVA 2024 São Paulo

Final placa Janeiro         Fev      Março     Abril     Maio

1ª parcela ou cota única com 3% de desconto   2ª parcela ou cota única (sem desconto)    3ª parcela (sem desconto)         4ª parcela (sem desconto)          5ª parcela (sem desconto)

1            11/01                  11/02    11/03    11/04    11/05

2            12/01                  12/02    12/03    12/04    12/05

3            15/01                  15/02    15/03    15/04    15/05

4            16/01                  16/02    16/03    16/04    16/05

5            17/01                  17/02    17/03    17/04    17/05

6            18/01                  18/02    18/03    18/04    18/05

7            19/01                  19/02    19/03    19/04    19/05

8            22/01                  22/02    22/03    22/04    22/05

9            23/01                  23/02    23/03    23/04    23/05

0            24/01                  24/02    24/03    24/04    24/05

O que acontece se eu atrasar o pagamento do IPVA?

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista.

A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos e a outra metade para o Estado.

Terra, 05/01/2024