Parking News

Álcool ou Gasolina? Qual o mais vantajoso?

Para descobrir qual é o combustível mais vantajoso para o seu veículo – seja a gasolina, seja o etanol, – você precisa saber a proporção entre o preço e o desempenho de cada um.

Para que o etanol valha mais a pena do que a gasolina, ele precisa custar 30% menos.

Por exemplo, se o litro da gasolina estiver a R$ 5,00 e o litro do etanol a R$ 3,49, compensa abastecer com o etanol, haja vista que ele está custando, no mínimo, 30% menos do que o combustível fóssil.

Essa relação de preços deve ser seguida porque o álcool é menos eficiente que a gasolina.

Qual combustível compensa mais: álcool ou gasolina?

A oscilação constante de preços dos combustíveis pode confundir muitos motoristas na hora de encher o tanque. Para contornar esse problema, você pode adotar uma conta rápida antes de decidir qual deles compensa mais a cada visita ao posto.

É necessário fazer um cálculo que leva em conta o rendimento: divida o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o número for 0,70 ou menos, compensa abastecer com álcool.

Essa conta é eficiente porque um veículo que roda com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina.

No entanto, é importante ressaltar que se trata de uma aproximação, uma vez que o desempenho depende do motor de cada veículo. Por isso, tenha em mãos quantos quilômetros seu veículo faz por litro de gasolina, e por litro de etanol.

Vantagens de usar gasolina

Ainda que seja mais cara que o etanol, a gasolina compensa por seu maior rendimento.

Além disso, ela confere mais desempenho no arranque dos carros do que seu principal concorrente, uma vez que aquece o motor de maneira muito rápida em qualquer situação (chuva, frio ou altitudes elevadas).

Sua versão aditivada, alguns centavos mais cara, consegue limpar o sistema de combustível e dos bicos injetores, já que possui propriedades detergentes e dispersantes.

Ademais, por ser mais densa, a gasolina ajuda na lubrificação do tanque e contribui para a preservação do motor.

Vantagens de usar álcool/etanol

Por ser um biocombustível obtido através da cana de açúcar, milho, batata e até mandioca, o etanol é uma substância renovável, mais amigável ao meio ambiente e de quebra, menos poluente do que qualquer derivado do petróleo. (Imagem: Agência Brasil)

Com informações do site Garagem360, dezembro/2023

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark