Estudo mostra que consumidor já pensa em ter um carro elétrico

O que antes era uma questão de sustentabilidade, agora começa a virar uma questão de necessidade. Com a alta dos combustíveis a preços nunca imaginados, o consumidor começa agora a pensar que realmente o carro elétrico pode vir a ser uma possibilidade não tão remota.

De acordo com a análise digital da Similarweb, empresa de inteligência de mercado global,  parece que o consumidor entrou na onda dos carros elétricos e não vê a hora de adquirir o seu. Apesar dos preços altos, 62% dos brasileiros preferem veículos elétricos e 50% planejam adquirir um no futuro próximo, de acordo com outra pesquisa feita pelo Itaú Unibanco em janeiro deste ano.

A Similarweb constatou que as buscas orgânicas por “ carro elétrico ” e palavras-chave similares cresceram nos últimos dois anos e alcançaram um pico entre outubro e novembro de 2021, enquanto o Senado discutia a superação de obstáculos legais e tributários para um aumento no tamanho do mercado de veículos elétricos no Brasil.

No mesmo período, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) , divulgou um relatório informando um novo recorde de vendas de veículos eletrificados no primeiro semestre de 2021, apontando um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No total, 368 unidades de veículos elétricos foram fabricados, vendidos e licenciados somente no mês de janeiro. O número de emplacamentos de modelos eletrificados teve o melhor mês de fevereiro da série histórica.

Foram 3.435 emplacamentos de carros elétricos e híbridos, número que equivale a um aumento de 147% sobre fevereiro de 2021 (1.389) e de 34% sobre janeiro de 2022 (2.558). Esse total corresponde a 2,8% das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, que foram de 120.192 unidades, segundo a Fenabrave.
Fonte: iG Carros, 25/03/2022