Estacionamentos e a mobilidade urbana

congestiona-432

Por Jorge Hori*

A redução da mobilidade urbana nas grandes cidades é o principal problema enfrentado pelas autoridades públicas, assim como pelos técnicos em transportes urbanos, que só têm uma solução: aumentar e melhorar o transporte coletivo.

Tudo o que tem sido feito nesse sentido tem melhorado muito pouco a situação.

Os investimentos na ampliação dos transportes coletivos de alta capacidade e qualidade são elevados e de execução demorada.

Poderiam ser realizados com menores custos e mais rápidos, como ocorre em outros países, porém, ainda há fortes condicionantes que dificultam uma execução mais rápida e de menores custos.

Mesmo com a execução dos empreendimentos previstos, no caso de São Paulo não será suficiente para melhorar substancialmente a mobilidade urbana.

A implantação das linhas metroviárias anteriores bem demonstra os resultados: a liberação das vias superficiais com as linhas de metrô leva, em seguida, à sua ocupação pelos carros. Os congestionamentos nessas vias continuam e, em alguns casos, até aumentam.

A base do problema está no desequilíbrio entre a movimentação de automóveis nas principais vias de trânsito, com a não expansão física dessas vias. Como consequência, essas vias ficam congestionadas e parte do excesso busca rotas alternativas que também acabam congestionadas.

Há muita movimentação de carros porque a frota de veículos aumentaria sucessivamente. E a frota aumenta porque aumenta a população. Essa é a visão leiga, que não corresponde - inteiramente - à realidade.

No centro expandido de São Paulo, a população residente vem diminuindo. Esse fato é captado pelas pesquisas domiciliares feitas sob pequenas áreas territoriais. Já a propriedade de automóveis não. Mas os indícios são de que a redução da frota seria menor que a redução da população. O índice de veículos por pessoa estaria diminuindo nessa região. O indicador estaria na redução de vagas para o estacionamento de origem, ou seja, no ou junto ao domicílio do proprietário.

Mas não estaria havendo redução nos estacionamentos de destino. O centro expandido continua sendo o principal destino para trabalho, assim como para compras, educação, saúde e lazer, com as pessoas se dirigindo a ele com o seu carro.

E por que isso ocorre?

Porque um mapeamento sobre as áreas que ficam distantes no máximo100 metrosde uma estação de metrô é enorme. Mesmo se essa distância for ampliada para300 m, ainda haverá muitas áreas não servidas.

Esse é o principal fator que restringe a substituição do transporte individual pelo coletivo.

Aqui cabe uma indagação. O motorista não estaria disposto a andar mais do que300 mda saída da estação metroviária, para chegar ao seu destino. Mas estaria disposto a deixar o seu carro estacionado distante mais do que300 mdo seu destino?

Se não estiver, irá preferir o metrô?

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Crise reduz preço de estacionamentos (Campinas)

A crise econômica chegou e parou. Ou melhor, estacionou. Proprietários de estacionamentos na região central de Campinas se veem obrigados a baixar em até 30% o preço para mensalistas. Além disso (...)

O Uber dos estacionamentos!

Estacionar é um problema? Pois bem, uma startup de San Francisco oferece uma solução para a falta de vagas de estacionamento nas grandes cidades. Luxe é um aplicativo que conecta motoristas que precis (...)

Estacionamento solar (RJ)

Instalado na sede das empresas do grupo Enel, em Niterói (RJ), um dos maiores estacionamentos solares do Brasil em geração distribuída alcançou a marca de 50 MWh de geração de energia solar em um ano (...)

Em manutenção (ES)