Estacionamentos com painéis solares serão obrigatórios na França

De acordo com o Senado francês, foi aprovado um projeto de lei que obriga que estacionamentos com um mínimo de 80 vagas sejam cobertos por painéis solares.

É importante lembrar que, em 2020, a França foi o único país da União Europeia a não cumprir suas obrigações para o desenvolvimento de energia renovável, pois ainda depende principalmente da energia nuclear.

A partir de julho de 2023 os estacionamentos de 80 a 400 vagas terão cinco anos para estarem dentro das novas regras. Estacionamentos maiores terão menos tempo – apenas três anos – a partir da mesma data.

Em todas as situações e cenários, pelo menos a metade da área do estacionamento deve ser coberta com painéis solares. E, segundo o governo, o plano terá seu foco principal nos estacionamentos das rodovias e das principais rotas, podendo gerar até 11 gigawatts de energia, que chegam a equivaler a 10 reatores nucleares.

Porém, vale ressaltar que existem algumas exceções, se os estacionamentos são ao ar livre e possuem “condições técnicas, de segurança, arquitetônicas, patrimoniais e ambientais”, podem ser isentos.

Lugares sombreados por árvores em pelo menos metade de sua área também podem escapar da exigência, assim como estacionamentos para caminhões.

Além disso, quando a instalação de painéis “não pode ser atendida em condições economicamente aceitáveis” (algo que poderia abranger uma ampla gama de cenários), eles também podem ser excluídos.

Vale mencionar que os estacionamentos solares não são a única proposta do governo, as autoridades estão cogitando construir grandes fazendas solares em terrenos baldios próximos a rodovias, ferrovias e áreas agrícolas. E até o momento, não se sabe como os operadores dos estacionamentos pagarão por essas instalações, ou quanta ajuda financeira o governo fornecerá.

Atualmente, os estacionamentos cobertos com painéis solares ainda não são tão comuns no mundo. A exceção é a Bélgica, que possui um dos maiores estacionamentos geradores de energia limpa no zoológico do país. São 7 mil vagas, sendo 70% cobertas por 62 mil painéis solares que geram 20 megawatts de potência de pico – muito mais do que o necessário para o zoológico. (Imagem: Shutterstock)

Olhar Digital, 11/11/2022

A empresa... (Leme/SP)

A Zona Azul Brasil Serviços Administrativos, da cidade de Leme, em São Paulo, foi anunciada vencedora da licitação para implantação e gerenciamento (...)