Estacionamento Rotativo completa um mês de operação em Teresópolis

Após o primeiro mês de implantação do sistema de estacionamento rotativo na região central de Teresópolis, buscamos o posicionamento de um representante da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Municipal, para realizar uma avaliação dos primeiros 30 dias. Esse período permitiu que motoristas, agentes da Promaj, a empresa responsável pela prestação do serviço, o governo e a população se familiarizassem com o novo sistema, além de se adaptarem às exigências estabelecidas no contrato de concessão do serviço e na aquisição das vagas. O Diário quer levar ao seu leitor informações que o permita compreender como todas essas partes estão se ajustando, identificando desafios e conquistas para garantir um sistema bem-sucedido.

Fabiano Basílio, representante da secretaria de Segurança Pública de Teresópolis, fez um resumo destes primeiros 30 dias de operação do sistema. “Vivenciamos um começo bastante desafiador, uma vez que a implementação do novo sistema de estacionamento rotativo introduziu uma nova dinâmica. Tanto os cidadãos quanto nós, da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego, nos encontramos em um processo de adaptação a essa nova oferta de vagas na cidade. Durante os primeiros 15 dias, recebemos diversas ligações na ouvidoria municipal, nas quais as pessoas buscavam esclarecimentos sobre o funcionamento do aplicativo. Compreendemos que algumas pessoas enfrentaram dificuldades com a tecnologia e, por vezes, houve questionamentos quanto à ausência do desconto de 30% para veículos emplacados no município. No entanto, respondemos a essas demandas e estabelecemos um canal de WhatsApp para auxiliar na verificação dos descontos de 30%. Além disso, implementamos a opção de pagamento em dinheiro no terminal rodoviário, atendendo a uma importante solicitação que frequentemente recebíamos”.

Basílio indica à população dar preferência ao aplicativo Digipare, segundo ele a maneira mais prática e eficiente para lidar com o sistema de estacionamento rotativo. “Ao longo desse período, observamos um aumento na compreensão por parte da população de que o aplicativo é a maneira mais eficiente de garantir uma vaga. Ele se mostrou intuitivo e oferece vantagens como o desconto de 30% para moradores, além dos 15 minutos de isenção para paradas rápidas. Além disso, os usuários podem adicionar mais tempo ao estacionamento rotativo por meio do aplicativo. Como resultado, nossa percepção é que o sistema tem sido mais produtivo”. O agente menciona ainda que com menos carros ocupando as ruas o trânsito foi positivamente impactado, “Notamos um impacto significativo na mobilidade urbana; embora ainda haja tráfego durante as tardes, este se reduziu consideravelmente, e a disponibilidade de vagas é, notavelmente maior”.

Mais vagas para idosos

Atualmente o novo sistema de estacionamento rotativo em Teresópolis dispõe de 1599 vagas e como o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/03 que regula o direito assegurado às pessoas idosas, determinou em seu art. 41 a obrigatoriedade de reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, visando garantir melhor comodidade e facilidades de acesso, com isso o Novo Rotativo Promaj vem se enquadrando demarcando espaços para essa população, além de também atender pessoas com deficiência física. “Dentro desse número, 58 vagas estão destinadas especificamente aos idosos e já estão devidamente demarcadas. Nosso objetivo é ampliar esse número para 80 vagas destinadas aos idosos, e estamos aguardando a implantação da sinalização vertical, ou seja, a colocação das placas, para concluir essa expansão. No caso das vagas reservadas para PCD (Pessoas com Deficiência), estamos disponibilizando 48 vagas, o que ultrapassa a previsão legal de 2% do total de vagas. De acordo com essa previsão, teríamos entre 30 a 32 vagas reservadas para PCD. O nosso compromisso com a acessibilidade nos levou a oferecer um número superior de vagas para esse grupo, contribuindo para uma experiência mais inclusiva e adaptada às necessidades dessas pessoas. É importante destacar que a nossa prioridade é garantir o respeito e a utilização adequada das vagas destinadas aos idosos e PCD”, diz Basílio. É importante que a administração do Novo Promaj Rotativo não apenas se atente a expansão das vagas, mas também realize campanha de conscientização dos motoristas sobre a importância de preservar esses espaços, promovendo assim um ambiente de mobilidade urbana mais justo e acessível para todos.

Isenção

O agente de trânsito revelou ainda que muitos teresopolitanos estão requerendo a isenção de pagamento do estacionamento por não possuir vaga em seus condomínios, porém, apenas 40% dos pedidos são deferidos. “Recebemos mais de 200 solicitações para isenção de morador que não possui estacionamento, até agora aprovadas temos só 80, porque muitos não preenchem os requisitos exigidos. Nós da GCM enquanto órgão fiscalizador, não podemos aceitar uma documentação irregular, porque se o carro não está licenciado ele não deve circular, então se não circula, não precisa de vaga de estacionamento”.

Mais vagas

Atualmente, com a reestruturação das vagas rotativas no centro da cidade, é possível notar um impacto positivo, sobretudo no que diz respeito a veículos estacionados de forma irregular na região central. A marcação das vagas tem contribuído significativamente para que os veículos ocupem os espaços designados de maneira mais adequada. “Investimos consideravelmente na demarcação de pontos estratégicos, como as esquinas, vagas próximas a farmácias e áreas de embarque e desembarque. O nosso foco está na prevenção do estacionamento indevido, e o aprimoramento da sinalização desempenha um papel crucial nesse sentido. Ao facilitar o entendimento das normas de estacionamento, estamos contribuindo para uma cidade mais organizada, segura e fluída”, pontuou Fabiano Basílio.

Particulares em queda

Outras duas questões observadas pela nossa equipe na tarde desta sexta-feira, 25, foram os estacionamentos particulares onde verificamos menos veículos estacionados, provavelmente pelo fato do Rotativo Promaj ser mais barato e ainda, algumas empresas que ou encerraram suas atividades ou mudaram de endereço, já que não podem mais contar com as vagas de estacionamento em frente aos seus estabelecimentos situados na Zona Comercial, espaço agora explorado pelo Novo Promaj Rotativo.

O impacto positivo dessas melhorias se reflete na redução significativa do estacionamento irregular, minimizando congestionamentos e aumentando a segurança nas vias. À medida que se aprimore a infraestrutura de sinalização, teremos uma cidade mais organizada e acessível a todos. Com isso será possível construir um ambiente urbano harmonioso, onde a mobilidade e a convivência se integrem de maneira fluida e eficaz.

Netdiario, 27/08/2023