Estacionamento do centro de Fortaleza vão cobrar R$ 10 por três horas a partir de maio

Os estacionamentos localizados no Centro de Fortaleza vão cobrar R$ 10 de tarifa por três horas de parada. A medida visa tornar a operação similar ao que é visto nos shoppings e ocorre após convênio entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e a Associação dos Proprietários de Estacionamentos do Ceará (Apec).

O acordo inicia a partir de maio e inclui a adesão de aproximadamente 80 estacionamentos credenciados em operação no Centro.

A iniciativa prevê que, na operação, os estacionamentos recebam os veículos cobrando a taxa de R$ 10 de forma antecipada pelas três horas de parada. Depois que o período de tempo se esgotar a partir de 15 minutos serão cobradas taxas extras.

Sobre o convênio, o presidente da Apec, Antônio Araújo, destaca que a medida é vantajosa para os donos de estacionamento pela garantia do pagamento antecipado.

Ele ainda deixa aberta a possibilidade de continuidade do projeto para além de maio com ampliação do horário de permanência com preço fixo, o que seria discutido posteriormente após analisar os resultados da medida já anunciada.

"Estamos firmando essa parceria para nos fortalecer e o principal objetivo é prestar um bom serviço", afirma ele, pedindo que os consumidores sempre busquem parar em estacionamentos credenciados.

Araújo ainda destaca que, segundo o último levantamento realizado pela associação, foram mapeados 300 estacionamentos entre a Aldeota e o Centro de Fortaleza, mas é alta a incidência de operações não credenciadas.

Sobre esse ponto, Araújo cobra maior fiscalização por parte da Prefeitura, de forma a combater a informalidade e ilegalidade de proprietários "laranjas".

"Mantenho meu negócio organizado, fachada pintada, com serviços e seguro em caso de acidentes. Tudo formalizado, pagando impostos, mas disputo com estabelecimentos irregulares, caindo aos pedaços e que cobram o mesmo preço", continua Araújo.

O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca que esse movimento de os estacionamentos do Centro assemelharem sua operação ao que já é de costume nos shoppings centers "é um grande salto".

Ele enfatiza que a maioria dos consumidores que realizam suas compras no corredor comercial vêm de transporte público, mas há uma fatia de aproximadamente 25% de clientes que preferem veículos particulares. "É um grande salto no atendimento para as pessoas que vêm com transporte particular consigam também ter uma condição especial".

Na semana passada, a CDL Fortaleza promoveu um encontro com o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fabrízio Gomes, e os empresários expressaram as necessidades para o Centro. Na oportunidade, foi destacada a importância do corredor comercial como gerador de receitas para o Estado (R$ 2 bilhões em ICMS no ano passado), sendo o bairro que mais contribui em Fortaleza.

Assis destaca que, para além do mês de maio, é preciso avançar no incremento de ações para o Centro, especialmente no sentido de ampliar o horário de funcionamento das lojas para até 18 horas e gerar movimento noturno que impulsione a oferta de serviços, principalmente em torno de equipamentos culturais.

O Povo - Fortaleza - Economia - CE - 17/04/2023