Como o ChatGPT já começou a transformar a relação das pessoas com os carros

Nova febre do universo da inteligência artificial, o ChatGPT começou a ser utilizado pela General Motors nos sistemas de seus carros. Trata-se do primeiro grande passo da parceria da fabricante com a Microsoft para que, em breve, os carros já venham equipados com a tecnologia para acessar informações sobre:

- Como usar os recursos do veículo, normalmente encontrados em um manual do proprietário;

- Como programar funções como um código de porta de garagem;

- Explicações de como proceder em horas mais críticas (como quando o pneu fura, por exemplo);

- Ou até mesmo integrar horários em calendário.

"Essa mudança não é apenas sobre uma única capacidade, como a evolução dos comandos de voz, mas significa que os clientes podem esperar que seus futuros veículos serão muito mais capazes quando se trata de tecnologias emergentes." - General Motors

Próximo passo do Chat é controlar ainda mais

No início de 2023, a Microsoft anunciou um investimento bilionário na OpenAI, que é a proprietária do ChatGPT. Scott Miller, vice-presidente da GM, afirmou à Reuters, por sua vez, que a tendência é que a tecnologia de inteligência artificial estará em tudo.

O próximo passo poderá ser o de aprimorar os sistemas de entretenimento, direção autônoma e sistemas operacionais que, entre outras tarefas, controlam o desempenho da bateria de carros elétricos e várias outras funções.

Desde 2021, a Microsoft está focada justamente em projetos como esses, dentro da parceria com a GM. A intenção é gerar um portfólio robusto o suficiente para bater de frente com as rivais Google, Amazon e Apple.

Naquela época, a GM havia anunciado que, até 2025, 30 novos carros elétricos surgirão, banhados com os desenvolvimentos em conjunto com a sua parceira de tecnologia, bem como pelo total de US$ 27 bilhões em investimentos.

Entre os principais desafios da associação do Chat com os carros, está a necessidade de que haja uma grande quantidade de recursos de computação, como processadores poderosos e acesso a uma conexão de internet estável. Além disso, as questões de privacidade e segurança dos dados dos motoristas também precisam ser cuidadosamente gerenciadas. (Imagem: divulgação)
UOL Carros, 12/04/2023