Empresa tem seis meses para implementar gratuidade via app (Americana/SP)

A Estapar terá seis meses para disponibilizar no aplicativo de celular a gratuidade de 30 minutos diários na Área Azul de Americana, a partir do momento em que for publicado o decreto que regulamenta o serviço no município. A informação foi divulgada pelo diretor da empresa, Adelcio Antonini, e confirmada por MP (Ministério Público) e prefeitura.

Apesar da obrigatoriedade de 180 dias, a expectativa, segundo o representante da Estapar, é que o novo recurso esteja disponível antes do prazo estipulado. “Tem que alterar software, sistema, mas estamos trabalhando pra que isso ocorra na maior rapidez possível. Pretendemos antecipar significativamente esse prazo”, disse em entrevista.

Após a declaração do diretor, a Estapar confirmou que o prazo se iniciará somente após a publicação do decreto, que ainda não foi entregue ao Ministério Público. O 2° promotor de Justiça de Americana, Ivan Carneiro Castanheiro, afirmou ao LIBERAL que cobraria a prefeitura pelo envio dos documentos necessários.

Até lá, a gratuidade continua a valer do modo atual: a pessoa precisa adquirir um cartão na sede da Estapar, na Rua Rui Barbosa, 509, ao custo de R$ 2,50, e o insere no parquímetro. São 15 minutos de manhã e mais 15 à tarde. Pelo aplicativo, vão continuar valendo os dois períodos de 15 minutos. Quando a nova funcionalidade estiver disponível de maneira online, o cartão deixará de existir e o motorista terá que comprar crédito de, pelo menos, uma hora no aplicativo. Quinze minutos depois, deve cancelar a compra pelo próprio app para receber o valor pago de volta. Sobre as críticas feitas pelos usuários quando a nova Área Azul foi implementada, o diretor da Estapar disse que essa postura era esperada.

“É natural que quando você tem um sistema, como estava implantado em Americana, que não tinha como sua principal finalidade arranjar espaço para as pessoas estacionarem seus veículos, essa mudança de comportamento gera um desconforto natural”.

Fonte: O Liberal - Americana - 08/08/2019