Usuários de patinetes pedem mais bom senso e menos regras

Usuários de patinetes na cidade de São Paulo pedem mais bom senso e menos regulamentação. Esse é o sentimento captado pela reportagem do Estado um dia depois de a Prefeitura publicar, no Diário Oficial do Município, um decreto que altera regras de uso do veículo.

“A política não tem que se meter nesse tipo de coisa. A questão do patinete precisa ser tratada com bom senso”, disse a gerente de exportação Kenza Fertonani, 33 anos. “Para saber que não devemos largar o patinete em qualquer lugar ou que precisamos guiar com segurança não é preciso uma lei”, completou, enquanto dava uma volta de patinete na Avenida Paulista. Entre as regras estabelecidas no decreto estão o limite de velocidade máxima em 20 km/h, a definição de locais específicos para uso do equipamento e a criação de bolsões de estacionamento.

Outra mudança de bastante impacto é a proibição do uso do patinete para menores de 18 anos. As novas normas devem entrar em vigor em 60 dias.

Os usuários ouvidos pela reportagem acreditam que o pior problema do uso do patinete é a falta de educação. “Tem de educar as pessoas. E não limitar o uso. Educar a população é mais caro e mais difícil, mas essa deveria ser a prioridade”, afirmou a professora de educação física Isis Maria Correa, 44 anos. Claro, houve quem gostasse das novas medidas.

“Sou a favor das regras. Não concordo em deixar os patinetes em qualquer lugar da calçada. Mas acredito que os estacionamentos já deveriam ter sido escolhidos e divulgados. Assim, a discussão já seria sobre a conveniência ou a inviabilidade dos locais escolhidos. Isso seria importante”, comentou o contador Douglas Cavalcante, de 34 anos. No sábado, o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, disse ao Estado que “os bolsões de estacionamento serão definidos pela CET e pela Secretaria das Subprefeituras”. Além disso, afirmou que “eventualmente, poderá existir um bolsão localizado em uma calçada, mas o usuário precisará levar o patinete até uma ciclovia ou ciclofaixa”.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 12/08/2019