Em um mês, Zona Azul Digital registra mais de 28 mil irregularidades (Piracicaba)

parquimetroresende-258

Foram registradas, apenas em outubro, 28.790 irregularidades pelo sistema de Zona Azul Digital. Deste número de notificações aplicadas, 6.685 foram regularizadas e outras 22.105 não foram.

O total de irregularidades flagradas tem sido em média 35% menor desde o funcionamento da fiscalização por câmeras instaladas nos carros da empresa Estapar, que rodam pelos locais onde há estacionamento rotativo, conforme a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte).

Os registros das notificações ou avisos (os envelopes amarelos) aplicados pelas funcionárias da empresa ficam armazenados no sistema e, se a fiscalização passar pelo local, o veículo que estiver irregular é fotografado. Desde o início do sistema de fiscalização dos carros por câmeras, em julho, foram 121.556 irregularidades detectadas, sendo que 30.013 foram regularizadas (pagas) e as outras 91.543 não foram. Dentre os avisos não regularizados, os que os carros flagram são analisados pela Semuttran e podem gerar multa.

Conforme lembrou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Jorge Akira, o veículo com as câmeras não consegue visualizar todas as irregularidades ao mesmo tempo, então pode ocorrer de vários dos veículos irregulares já não estarem mais estacionados onde receberam os avisos.

“Pode ser que quando o a fiscalização passou, ele já não estava mais, por isto há uma pequena quantidade de multas”, afirmou. Há na cidade um total de 4.477 vagas de estacionamento rotativo entre o Centro, Paulista, Vila Rezende, Bairro Alto e Santa Teresinha. A área central é a de maior incidência de irregularidades, segundo Akira. De julho até outubro foram 112 multas aplicadas pelo sistema de câmeras, no valor de R$ 53,20 cada.

O número de multas é baixo, segundo Akira, também porque um dos dois carros do sistema não funcionou até setembro. “Mas também acredito que aumentou o respeito das pessoas. O sistema surtiu efeito e os motoristas estão mais conscientes e cautelosos. O número de multas poderia ser maior, mas não estamos preocupados com a arrecadação. O que esperamos é, de fato, mais respeito com o uso das vagas. Tem muitas pessoas que usam de forma correta, mas uma minoria tenta burlar o sistema”, relatou o secretário.

Fonte: Jornal de Piracicaba - Piracicaba - 12/11/2016

O preço da comodidade

Por Jorge Hori* A busca por um estacionamento pago nunca é a primeira opção do usuário, isto é, o estacionamento representa uma parte de sua movimentação pela cidade, e pode ser ou não uma opção. É (...)

Estacionamento para o Natal (RJ)