Carros elétricos no Brasil terão redução de 30% na autonomia informada

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) oficializou uma nova regulamentação que impacta como os carros elétricos são avaliados e informam sua autonomia no Brasil.

A partir de agora, as montadoras deverão reduzir em 30% a autonomia informada em relação aos resultados dos testes realizados. Essa medida, que gerou grande discussão no início do ano, visa adotar um novo padrão para informação sobre o alcance dos veículos elétricos.

Atualização dos requisitos

Na última quinta-feira (25), o Inmetro publicou uma portaria com a atualização dos requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Entre as principais mudanças, estão a definição de novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelos veículos, seguindo o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama).

Redução da tolerância nos ensaios de consumo

Uma das mudanças significativas é a redução da tolerância nos ensaios de Consumo Energético Combinado (MJ/km), que passa de 8% para até 6% de desvio.

Além disso, os ensaios realizados em veículos híbridos e elétricos a bateria deverão seguir métodos específicos baseados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Society of Automotive American Engineers (SAE).

Fim da divulgação dos padrões internacionais

A nova portaria também determina que as montadoras não poderão mais informar a autonomia dos veículos eletrificados com base nos padrões internacionais, como o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP), Environmental Protection Agency (EPA) ou New European Driving Cycle (NEDC). Agora, os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras deverão ser os mesmos presentes na tabela do Inmetro.

Prazo para adequação das montadoras

As montadoras terão até o dia 30 de setembro para se adequarem ao novo regulamento estabelecido pelo Inmetro. Essa data limite visa garantir que os fabricantes tenham tempo suficiente para implementar as mudanças necessárias em seus processos de teste e divulgação de informações sobre os veículos elétricos vendidos no Brasil.

Com a oficialização desse novo padrão, o mercado brasileiro de carros elétricos passará a adotar uma metodologia própria para informar a autonomia dos veículos, com uma redução de 30% em relação aos resultados dos testes.

O Tempo, 28/05/2023

A força dos shopping centers

Por Murilo Nunes - As duas últimas décadas foram de consolidação do consumo do brasileiro em shoppings centers, uma tendência (...)