Parking News

Carga tributária cai, mas déficit do governo traz riscos para os contribuintes

calcula-720-685

É possível que você esteja pagando mais imposto hoje do que antigamente. Mas, no geral, a carga tributária do país diminuiu nos últimos anos, em especial a parte que cabe à União. Poderia ser uma boa notícia. O problema é que o governo federal está à caça de recursos para cobrir essas perdas e reequilibrar as contas públicas. E é grande a chance de que a fatura seja empurrada para o contribuinte.

União, estados e municípios arrecadaram em 2016 o equivalente a 32,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o menor índice em 13 anos, segundo cálculos do especialista em contas públicas José Roberto Afonso, professor de mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV). Segundo o economista, a carga tributária cai sem parar desde 2012, e recuou em seis dos últimos oito anos. Desde 2008, quando chegou ao maior nível da história, o peso dos tributos em relação ao PIB encolheu 2,1 pontos porcentuais.

Uma perda, para os cofres públicos, de R$ 132 bilhões apenas em 2016.

Mudança estrutural

Parte desse recuo tem a ver com a recessão que o país enfrenta desde o início de 2014 e com as generosas desonerações concedidas pelos governos Lula e Dilma Rousseff, parcialmente revertidas de 2015 para cá. Mas, para Afonso, o movimento resulta principalmente de uma mudança estrutural da economia brasileira.

O setor industrial, que paga impostos mais altos, está perdendo espaço na geração de riquezas. E o setor de serviços, que em geral é menos taxado, está avançando. Nos últimos cinco anos, segundo o levantamento, a arrecadação de tributos federais sobre a indústria de transformação despencou 22%, em termos reais. Por outro lado, a arrecadação com “outros serviços” teve um salto de 24%. “Dez anos atrás, nós dizíamos que o nosso sistema tributário tem todos os defeitos do mundo; a única virtude é arrecadar, e arrecadar bem. Eu acho que isso foi perdido”, disse Afonso na semana passada, em apresentação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. “Nós temos a tendência expansionista, no pós-guerra, na carga tributária brasileira. Mas, quando eu olho o período pós-crise mundial, a nossa carga tributária está decrescente.”

Fonte: Gazeta do Povo - Curitiba - 18/05/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Próximos capítulos da reforma trabalhista

Por Jorge Hori* Com a eclosão da nova crise política provocada pela delação superpremiada de Joesley Batista e seus asseclas o meio político ficou paralisado. Há quem diga que foi uma conspiração (...)

Zona Azul deve retornar à Teodoro Sampaio

A cobrança da Zona Azul deve voltar a valer nas próximas semanas na Rua Teodoro Sampaio, no trecho entre as avenidas Pedroso de Moraes e Brigadeiro Faria Lima. A implantação do estacionamento rotativo (...)

Novo radar passa por teste na Santos Dumont

Em breve, um novo radar de velocidade entrará em operação na Rodovia Santos Dumont (SP-075), no Km 72, na altura do Sesi, pista sentido Campinas. Apesar de estar instalado e visível, o equipamento ain (...)

Financiamentos de novos caem 7% no quadrimestre

O total de veículos novos comprados por financiamentos teve queda de 7% no acumulado de janeiro a abril, apontam os dados divulgados dia 16, pela B3, fusão entre a BM&F Bovespa e a Cetip, que opera o (...)


Seja um associado Sindepark