Zona Azul deve retornar à Teodoro Sampaio

zonaazulsp-401

A cobrança da Zona Azul deve voltar a valer nas próximas semanas na Rua Teodoro Sampaio, no trecho entre as avenidas Pedroso de Moraes e Brigadeiro Faria Lima. A implantação do estacionamento rotativo foi solicitada à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por comerciantes locais, por intermédio da Prefeitura Regional de Pinheiros.

Segundo os lojistas, a implantação da Zona Azul pode gerar maior circulação no comércio local, principalmente durante a manhã, período mais ocioso do dia. O retorno da cobrança do estacionamento ainda não tem data definida, pois depende da conclusão de estudos técnicos sobre o impacto no trânsito e da instalação de novas placas de sinalização nos postes. Segundo os comerciantes, a Zona Azul foi cancelada na rua entre 2007 e 2013, quando foram iniciadas as obras de reconversão urbana do Largo da Batata.

Ao longo desse período, a Rua Teodoro Sampaio teve as calçadas e o leito carroçável reformados, intervenções que resultaram no bloqueio parcial da via. Os comerciantes organizaram um abaixo-assinado em maio, que foi entregue à Prefeitura Regional de Pinheiros e encaminhado para análise técnica da CET. O trâmite da solicitação foi acompanhado pela Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais, que também intermediou as tratativas entre os empresários e os órgãos da administração municipal.

Revitalização

Os lojistas também pretendem organizar outras medidas para revigorar o comércio local. Uma delas é a realização do programa “SP Cidade Linda”, promovido pela gestão João Doria e que consiste em ações de zeladoria nas principais vias da capital, com a participação da população. Para promover a iniciativa na Teodoro Sampaio, a Prefeitura Regional de Pinheiros já contatou possíveis empresas interessadas em fornecer tinta.

Outra medida em estudo pelos comerciantes é a melhoria da iluminação na rua. Em alguns trechos onde as lâmpadas estão queimadas a via fica escura, problema agravado pelas sombras formadas sob as marquises dos prédios. Hoje, a Teodoro Sampaio é uma das principais rotas de acesso à Estação Faria Lima do Metrô, com circulação intensa de pedestres mesmo durante a noite. Com o fim da Operação Delegada, convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o policiamento na rua ficou menos frequente. As melhorias na iluminação serão tratadas junto ao Ilume (Departamento de Iluminação), órgão municipal.

Transformação

Com as mudanças propostas na organização do trânsito, no reforço do serviço de zeladoria e nos reparos do sistema de iluminação, a rua pode ser revitalizada e se reafirmar como principal polo comercial da região de Pinheiros. “O auge da Teodoro Sampaio foi nos anos 90, quando o movimento de clientes era intenso”, lembra Josias de Luna Cavalcante, um dos comerciantes que participam dos projetos em prol de melhorias na rua.

Fonte: Gazeta de Pinheiros - SP - 19/05/2017

Categoria: Cidade

Próximos capítulos da reforma trabalhista

Por Jorge Hori* Com a eclosão da nova crise política provocada pela delação superpremiada de Joesley Batista e seus asseclas o meio político ficou paralisado. Há quem diga que foi uma conspiração (...)