Parking News

Câmara de Bauru aprova proposta para instalação de parklets

parkletsp-332

A exemplo de grandes cidades como São Paulo e Curitiba, Bauru também poderá ter a instalação de parklets, que são estruturas móveis projetadas da calçada sobre uma ou duas vagas de estacionamento.

As chamadas "minipraças" caíram no gosto do público e dos comerciantes que vêem na solução um atrativo para atrair consumidores e tornar os espaços públicos mais confortáveis. Projeto de lei do vereador Markinho Souza (PP) sobre o tema foi aprovado por unanimidade e depende de segunda votação para ser regulamentado.

Na visão do vereador, apesar do parklet ser um equipamento construído pela iniciativa privada, ele é um espaço público. "Nós entendemos que as cidades devem ser feitas para as pessoas, por isso quanto mais espaço para a confraternização melhor", afirma.

Um estabelecimento comercial pode instalar uma minipraça, com é o caso de muitos restaurantes de São Paulo, que viram na novidade uma oportunidade para levar para a rua seus atrativos e, assim, conquistar novos clientes. Mas a área é pública e qualquer pessoa pode e deve fazer uso dela.

Assim, fica garantida a manutenção do objetivo principal do parklet que é promover a integração entre as pessoas.

Origem

O termo parklet surgiu pela primeira vez em São Francisco (EUA), em 2005. No Brasil, foi em 2012, na cidade de São Paulo, a título experimental, liderado pelo grupo Parkl[it].

A boa avaliação da população permitiu que a ideia fosse transformada em política pública de ocupação dos espaços públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos automóveis para as pessoas.

O investimento em um parklet, no Brasil, varia entre R$ 20 mil e R$ 80 mil, dependendo do tamanho e materiais utilizados. A proposta do vereador Markinho Souza permite a colocação do mobiliário urbano, desde que obedecidas algumas condições.

A comercialização de produtos e a prestação de serviços nesses espaços é proibida, assim como a utilização dela como suporte para propaganda publicitária.

Fonte: DCI - 11/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Concessão do Bilhete Único é legal

O recente anúncio de que o prefeito de São Paulo, João Doria, pretende conceder à iniciativa privada a exploração do Bilhete Único na capital paulista vem gerando questionamentos por parte de advogado (...)

Acidentes nas marginais superam média de 2016

Os primeiros 30 dias da retomada de limites mais altos de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê registraram 102 acidentes de trânsito com vítimas, de acordo com dados preliminares divulgados pela (...)

SP terá cadastro eletrônico de caçamba

Depósitos de lixo, móveis e materiais abandonados pelas ruas da cidade, as caçambas de entulho deverão ser alvo de nova fiscalização por parte da Prefeitura de São Paulo. A partir do dia 15, haverá ex (...)

Muito mais do que uma vaga

Uma mina de ouro. Assim muitos descrevem o negócio que envolve um estacionamento ou garagem. O que leigos na área não sabem é que o investimento não é o que se pode dizer de pequeno, a escolha pelo lo (...)

Rotativo é suspenso em Colatina (ES)

O estacionamento rotativo de Colatina, no Noroeste do Estado, foi suspenso por tempo indeterminado. A decisão do prefeito Sérgio Meneguelli foi tomada depois que o Ministério Público do Espírito Santo (...)


Seja um associado Sindepark