Parking News

Área Azul digital inicia cobrança por vagas (Americana/SP)

parquimetroitajai-202

Começou dia 1º a cobrança no sistema de estacionamento rotativo informatizado, que está em operação em fase de testes desde o dia 14 de janeiro, em Americana.  O serviço, administrado pela Estapar (Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda.), será implantado, até a data, nas áreas onde já funciona a Área Azul, como o Centro da cidade, e ampliado para outras regiões, como Vila Medon, Vila Pavan, Girassol, entre outros. 

Com o funcionamento da “Área Azul digital”, o número de vagas onde será preciso pagar para estacionar passa de 600 para 2.020 na área central (sendo 382 para motocicletas, 108 para idosos, 44 para deficientes, 36 vagas para parada rápida, a chamada Zona Branca, 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque).  Por força de lei municipal, idosos e pessoas com deficiência terão gratuidade de até duas horas nas vagas específicas para cada público. 

Os valores de estacionamento permanecem inalterados: R$ 2,50 por hora para carros e R$ 1,00 para motos.  A partir do dia 8, será obrigatório o registro da placa do veículo e o respectivo setor estacionado no sistema informativo, sob pena de infração. 

A Estapar instalou 44 terminais de autoatendimento (conhecidos como “parquímetros”) em toda área central de Americana.

O usuário pode fazer o registro do veículo e o pagamento de três maneiras:

1) Nos próprios terminais de autoatendimento, utilizando cartões de crédito, de débito ou moedas. Atenção: a máquina não fornece trocos e não aceita cédulas.

2) Pagamento por meio de um cartão pré-pago recarregável, que pode ser adquirido somente na central da Estapar.

3) Ou pelo celular, através do aplicativo “Vaga Inteligente”, que deve ser baixado gratuitamente nas plataformas iOS (na App Store) e Android (na loja digital Google Play).

Ao estacionar, o motorista terá 15 minutos para cadastrar o automóvel no sistema, sob pena de multa.

Fonte: Todo Dia - Americana - 30/01/2019

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark