Nos primeiros dez dias de funcionamento, o uso incorreto das vagas de Zona Azul gerou 1.116 multas. O resultado é referente aos dias úteis e sábados, no período de10 a22 de abril, e dá uma média de mais de 100 autuações diárias. Foram 1.020 casos de falta de uso do cartão, 43 multas a motos estacionadas nas vagas destinadas aos veículos e 53 autuações em razão de o cartão estar fora do veículo, com horário vencido ou rasurado, registrados nas 815 vagas espalhadas pela região central da cidade.
A maior fiscalização do uso das vagas de estacionamento rotativo tem feito muita gente não arriscar deixar o carro parado sem o cartão. Foi o caso de Marisa de Fátima Lopes, que na tarde de ontem estacionou seu veículo em frente ao Fórum Velho. Ela se impressionou com a quantidade de vagas disponíveis no local — o que não era comum antes da reativação da Zona Azul. “Tá até legal, porque tem muitas vagas, mas está faltando logística para a venda dos cartões”, reclamou. Ela rodou algumas vezes no quarteirão, em busca de onde comprar o cartão, sem sucesso.
Diante disso, resolveu parar e sua nora, que a acompanhava com dois netos, saiu em busca de um comércio cadastrado. “Antes os próprios flanelinhas vendiam também.”
Os cartões — que custam R$ 0,50 para uma hora de permanência e R$ 0,70 para duas — devem ser obrigatoriamente colocados nos veículos que ocuparem as vagas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Estão isentos, para permanência por duas horas, apenas os veículos de propriedade, utilizados ou a serviço de pessoas com deficiência, devidamente identificados com credencial emitida pela Urbes.
Fonte: Cruzeiro do Sul - Sorocaba - 26/04/2017