A concessionária responsável pelo sistema de estacionamento rotativo - mais conhecido como “Zona Azul” - anunciou dia 20 mais uma facilidade para os motoristas que precisam acessar os comércios, serviços e órgãos públicos da região de Sumaré: a disponibilização de cartões pré-pagos. O cartão, que pode ser recarregado com qualquer valor desejado nos parquímetros com moedas ou cartão de débito, já pode ser adquirido por R$ 1,00 em cerca de 50 estabelecimentos cadastrados como pontas de vendas da “Zona Azul”.
Em breve, os cartões pré-pagos poderão ser recarregados também nos próprios pontos de venda, com dinheiro vivo ou cartões de débitos. Foram produzidos, inicialmente 5.000 cartões. A tarifa continua afixada em R$ 1,00 por hora, e cada vaga pode ser ocupada pelo mesmo veiculo por até duas horas.
“A vantagem para o usuário é não precisar carregar moedas. A aceitação foi boa nos primeiros dias, principalmente por partes dos próprios comerciantes. Quem a gente procurou aceitou na hora se tornar ponto de venda. O comerciante entende que a Zona Azul, além de uma necessidade, é uma aliada do comércio. Com essa modernização do sistema, que passou a ser controlado exclusivamente pela placa do veículo, muitos estão ansiosos pela retomada da fiscalização, porque haverá uma rotatividade muito maior de consumidores circulando pelo centro” comentou Roberto Rizzo, diretor da Rizzo Parking, concessionária do serviço do estacionamento rotativo de Sumaré.
O sistema funciona agora sem papel, bastando o motorista depositar a moeda - ou o novo cartão pré-pago - no parquímetro e digitar a placa do seu veículo. Durante o período pago (1h ou 2h), aquele veículo não poderá ser atuado pelos fiscais.
Sistema municipal vai ganhar aplicativo para celular em breve
O objetivo da modernização do sistema é ampliar a oferta de vagas no centro, através do aumento da rotatividade. Os parquímetros só recebem moedas e novos cartões pré-pagos por enquanto, mas cartões de débito e crédito também devem ser opções de pagamento em breve. Futuramente haverá um aplicativo de celular para o pagamento virtual da vaga, facilitando ainda mais a vida dos motoristas.
Fonte: Jornal Tribuna Liberal - Sumaré - 23/04/2017