Por Jorge Hori*
Dentre as ideias para viabilizar economicamente a concessão do Estádio Municipal do Pacaembu, uma delas é construir uma garagem subterrânea. Embora não detalhada, poderia ser debaixo do próprio Estádio ou da Praça Charles Miller, que fica em frente.
É mais uma ilusão de urbanistas mal informados, com difusão jornalística igualmente mal informada, baseada em percepções elementares: existem muitos carros estacionados nas ruas do entorno.
Um mínimo de informação sobre a área saberia que debaixo da praça Charles Miller está o primeiro grande piscinão paulistano e que a Avenida Pacaembu está sobre um canalizado córrego de mesmo nome, cujas águas vão desaguar no Rio Tietê. E o atual prefeito deve saber disso porque foi morador das redondezas. E deve ter vivido algumas das grandes enchentes da Avenida Pacaembu. Os paulistanos mais velhos, já próximos aos 90 anos, viram surgir o bairro do Pacaembu, com a canalização do córrego.
Mesmo que fosse viável fisicamente, não o seria economicamente. A existência de um grande volume de carros estacionado nas ruas não significa existência de demanda para estacionamento pago. Quem deixa o carro estacionado na rua não quer pagar estacionamento. Poucos estão dispostos a pagar o estacionamento quando têm dificuldade de conseguir vaga.
Uma parte busca vaga em ruas mais distantes. Outros buscam chegar mais cedo para encontrar uma vaga antes dos outros. E uma terceira parte desiste de ir de carro.
No caso, o principal volume de carros estacionado nas ruas é de estudantes da FAAP que têm pouca disposição para pagar o estacionamento.
Um obstáculo adicional é a topografia. Com exceção de lojas ou escritórios que se instalaram na Avenida Pacaembu e na Rua Tupi, alguns irregularmente, de uma eventual garagem subterrânea abaixo da área do estádio terão que subir a pé os morros. Poderá ser preferível usar um aplicativo e chegar de táxi ou com um uberista.
Essa solução será a de muitos que queiram chegar ao estádio, em dias de jogo. Com a vantagem de não serem achacados pelos flanelinhas. Estacionar na garagem subterrânea poderá propiciar vantagem econômica para os que têm origem muito distante, mas não operacional.
Um dado adicional a ser considerado é a construção da linha do metrô que deverá ter uma estação próxima à FAAP e servirá também de acesso ao estádio.
Todas essas condições conspiram contra a viabilidade econômica de uma garagem subterrânea na área do Estádio do Pacaembu.
* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.
NOTA:
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.