A construção de garagens subterrâneas é fundamental à manutenção e atração de empresas para o Centro, e vão ajudar a atrair e fixar moradores na região. Também resultarão em melhor qualidade ao uso dos espaços comerciais, em maior fluidez no trânsito e mais facilidade de acesso à região. Estas são informações publicadas na reportagem "Garagens Subterrâneas no Centro", veiculada na ultima edição da Revista URBS.
Por isso, a Emurb vai abrir licitação, ainda este ano, para a construção de seis garagens subterrâneas na região central, num total de cerca de 2.500 vagas.
É certo que as garagens subterrâneas contribuiriam de forma efetiva para a revitalização da região, já que a dificuldade de acesso é tida como causa importante da degradação do Centro.
Contudo, a iniciativa privada chama a atenção para questões importantes envolvendo as obras e a operação das unidades, que dificultam o retorno dos investimentos. Entre elas destacam-se o encarecimento das obras por interferências não cadastradas no subsolo, aumento da concorrência no entorno da garagem e controle do preço do serviço pelo poder público.
O presidente do Sindepark, Sergio Morad, também ressalta a necessidade de estímulo à iniciativa privada disponibilizando linhas de crédito adequadas a este tipo de obra.
Veja a reportagem completa na seção Clipping.