O programa de construção de garagens subterrâneas no município de São Paulo é um projeto antigo, discutido desde 1972. A primeira tentativa de construção, que não prosperou, data de janeiro de 1974. A lei que autorizou a construção das atuais garagens subterrâneas foi aprovada na gestão de Jânio Quadros (1986-89) e as áreas foram licitadas na gestão de Paulo Maluf. Em 20 de dezembro de 1994 a Secretaria Municipal de transportes realizou os primeiros processos licitatórios. Das oito áreas licitadas, quatro receberam propostas.
Efetivamente, somente duas dessas garagens subterrâneas saíram do papel: a Garagem Clínicas - inaugurada em fevereiro de 1999, foi a primeira garagem subterrânea brasileira - e a Garagem Trianon, que entrou em funcionamento em maio de 1999.
Recentemente, a prefeitura retomou os estudos para a implantação de seis novas garagens subterrâneas na região central da cidade de São Paulo. Segundo a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), a licitação deve ser concluída até o final do ano, somando 2.500 novas vagas ao Centro. Leia mais em Clipping.