Procurar vaga em estacionamento de grandes centros comerciais pode se transformar em um exercício de paciência ou mesmo estresse. Sem contar quando dois carros chegam ou veem ao mesmo tempo o espaço disponível e alguém tem que ceder. Ultimamente os shoppings mais organizados criaram uma solução com fotossensores muito prática, embora pareça uma instalação improvisada.
Luzes verdes e vermelhas indicam quantas são e onde estão as vagas em cada andar. O ganho de tempo é indiscutível. Mas a busca de vagas em ruas ou garagens pode ser ainda mais difícil. Na Alemanha, por exemplo, motoristas rodam em média4,5 kmpara estacionar, além de gastar combustível, tempo precioso e poluir mais.
A Bosch desenvolveu um sistema que pretende implantar inicialmente em suas garagens e poderá no futuro ser aplicado em ruas ou estacionamentos cobertos e descobertos. Os sensores de ocupação não usam luzes e são fixados no solo, ao ar livre, sem fios. É pouco maior que um CD, com3 cmde altura.
Resistem a temperaturas extremas e à passagem de caminhões. A bateria dura sete anos e cada sensor rastreia vagas disponíveis em intervalos regulares. Inclui roteador similar ao de internet e recebe informações codificadas sobre os espaços livres e ocupados por meio de mapas de estacionamento. Um recurso integrado sem se limitar apenas àquela vaga específica. Mais interessante é o acesso via aplicativo para smartphones. Basta digitar o endereço em que se deseja parar e na tela surgem as opções mais próximas, inclusive de espaço para deficiente físico, além do preço da hora. Em seguida, o GPS indica o caminho.
Depois de feita a "reserva" via web, a informação é apagada do sistema para evitar que duas pessoas queiram ocupar a mesma vaga. O aplicativo prevê pagamento por meio de cartão de crédito ou de débito. O sistema também facilita a vida de manobristas, pois oferece visualização de quais vagas foram ocupadas por quantos veículos e quando. Em horários de pico, ajudam a direcionar os motoristas para espaços de frequência de ocupação menor e armazena informações sobre eventos importantes, quando é ainda mais difícil parar.
Um projeto piloto, em Stuttgart, mapeia os pontos de parada para carros ao ar livre e gratuitos em torno de duas linhas de bonde importantes para baldeações. Atualizado minuto a minuto, os sensores de ocupação podem estimular os motoristas a usar mais transporte público, pois reduzem o tempo de procura por vagas. No futuro a tecnologia vai superar os atuais edifícios-garagem automatizados.
O motorista se limitará, por comando via telefone, a liberar a procura da vaga, e o carro estacionará sozinho. Também retornará para seu dono de forma inversa. Essa será, possivelmente, a primeira aplicação prática de direção autônoma por se tratar de local fechado e velocidade bem baixa.
Fonte: Revista Auto Esporte, 1 de fevereiro de 2016